Falta de motivação no trabalho: Como lidar?

A falta de motivação no ambiente ocupacional ou de engajamento acarreta vários danos a empresa em pequeno, médio e longo prazo.  

Entre os danos estão: resultados abaixo do esperado, cumprimento de metas medíocres, diminuição dos lucros, queda da qualidade do produto ou serviço oferecido, insatisfação do cliente, mudança da cultura organizacional, colapso financeiro e falência. 

Algumas empresas são tão malvistas que servem somente para o novato adquirir a tão necessária experiência de mercado, depois disso ele vai embora em busca de algo melhor. 

Se a empresa possui indicadores altos de absenteísmo, turnover, entre outros, alguma coisa está errada. 

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E aí voltamos a pergunta inicial. E iniciamos a resposta com outra provocação. O que está causando a falta de engajamento e motivação da equipe? 

Muitos gestores perdem horas de produtividades em reuniões e treinamentos desnecessários, com seus colaboradores, e nada muda. Isso acontece porque a raiz do problema não está na equipe, está no gestor. Diagnóstico amargo para muitos gestores altamente egocêntricos e narcisistas. 

“Não adianta gastar rios de dinheiros com palestras e treinamentos motivacionais para a equipe se o gestor não percebe a necessidade de mudar, explica Camilla Martins, treinadora comportamental, palestrante, escritora e fundadora do startup Life Start* como importante braço da Escola Nacional de Desenvolvimento Humano (ENDH).  

E como saber se o gestor está no caminho certo? Um gestor com perfil de liderança bem definido e adequado precisa: 

  • Dar feedback regularmente, não somente nas avaliações institucionais; 
  • Reconhecer os feitos diários, pequenos, do dia-a-dia dos colaboradores, não esperando grandes ações;
  • Corrigir sem humilhar; 
  • Quando necessário chamar atenção em particular e não em frente de outras pessoas; 
  • Manter a disciplina e assumir a bronca quando algo não der certo, não jogando a culpa em seus liderados.  

“Para tanto o gestor precisa desenvolver-se antes de pensar em desenvolver sua equipe, pois ele é o capitão. Isso não o diminui, somente prova sua nobreza em reconhecer que ninguém sabe tudo, e que sim é possível, crescer e levar o time rumo a alta performance e a melhores resultados, basta perceber que a mudança deve começar por ele e não por sua equipe”, finaliza.

*A startup Life Start oferece soluções em educação por meio de aplicativos e treinamentos online, e facilita o encontro de profissionais e empregador, enquanto que a ENDH atua com foco em treinamentos corporativos e vivenciais. 

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