Temos uma super lista de cuidados com os ‘gatíneos’
Ter um gatinho é saber que existem responsabilidades que não podem ser negadas. Uma forma de lidar com elas é perceber sinais que nossos amiguinhos de quatro patas nos dão sobre sua saúde e necessidades.
Nós costumamos acreditar que vê-los amuados é um ou o único indício de cuidados com os gatos, mas a médica veterinária Bárbara Benitez, alerta que nem sempre esse é o fator que determina se o felino está doente ou não.
“Atente-se principalmente nas primeiras semanas de vida do gatinho, principalmente após o desmame, pois é quando ficam mais frágeis e também se registra uma taxa grande de mortalidade, por estarem mais suscetíveis a contração de doenças”, alerta Benitez.
Pois ela ainda compartilhou conosco uma super lista de cuidados para para você ter com seu bichano
🐱Olhe nos olhos do gatinho
Os olhos precisam estar com aspecto natural, vivos e brilhantes, demonstrando a aparência saudável. Felinos possuem uma terceira pálpebra escondida e só aparece quando é preciso proteger os olhos de alguma irritação ou ferimento. “Quando a pálpebra estiver visível, algo estará errado e será necessário levá-lo ao veterinário. Outros sintomas que também indicam que o peludo merece atenção especial são as alterações na cor dos olhos e lacrimejamento constante.”, explica a veterinária.
🐱Mais atenção às orelhas
O ouvido sadio de um gatinho não tem secreção ou odor, por isso, fique atenta ao limpar a orelhinha com algodão. Não deve haver mau cheiro ou secreção amarelada ou amarronzada. Orelhas saudáveis têm coloração cor de rosa bem claro. De acordo com a especialista, se o felino coçar bastante as orelhas e balançar a cabeça bruscamente, leve-o rapidamente a um médico veterinário, pois pode se tratar de uma infecção de ouvido – elas podem ter consequências graves se não tratadas a tempo.
🐱Cuidado especial com a boca
Essa avaliação é indicada em toda consulta clínica, independente do perfil comportamental do felino; agressivos ou mansos esta avaliação é extremamente necessária. O tutor pode levantar o lábio superior do felino e olhar as gengivas – elas devem estar sempre rosadas. A palidez pode ser um diagnóstico de anemia. Assim como a gengiva, a língua também precisa de uma coloração rósea. Caso identifique algo incomum, o médico veterinário de confiança deve ser consultado.
🐱Focinho úmido? Bom sinal!
O focinho deve estar sempre úmido e frio, pois quando seco e quente, pode ser um sinal de febre. Observe outros sinais como a perda de apetite.
🐱Fique de olho na pelagem do felino
É muito comum a queda do pelo do bichano de maneira uniforme e sem falhas, pois a troca de pelos acontece anualmente. Mas, é necessário estar atento se há carrapatos ou pulgas, ou então nódulos ou verrugas grandes, uma vez que, caso existam, devem ser checadas pelo médico veterinário do seu felino.
🐱Alimentação
Todo animalzinho merece uma atenção especial quando o assunto é alimentação. Afinal, é através dela que a qualidade e expectativa de vida do nosso amiguinho aumentam. Jamais ofereça comidas de humanos ao felino e alimente-o com uma ração adequada.
217788 188521You wouldnt feel it but Ive wasted all day digging for some articles about this. You might be a lifesaver, it was an excellent read and has helped me out to no finish. Cheers! 480597
117284 752152I saw two other comparable posts although yours was the most beneficial so a good deal 537383
14570 365734Ill right away grasp your rss feed as I cant in obtaining your email subscription hyperlink or e-newsletter service. Do youve any? Please let me comprehend so that I could subscribe. Thanks. 275288
84550 1376Hi there for your private broad critique, then once again particularly passionate the recent Zune, and additionally intend this specific, not to mention the beneficial feedbacks other sorts of every person has posted, will determine if is it doesnt answer you are searching for. 319569