Vaquinhas do CowParade podem ser vistas nas ruas até 8 de novembro

Salvador está tomado por Vaquinhas! Calma, não é nenhum ataque. A “invasão” faz parte do CowParade, que pela primeira vez chega por aqui e pode ser conferido em alguns pontos da cidade até o dia 08 de novembro.

Altamente coloridas, as vaquinhas já começaram a embelezar as ruas de Salvador. Foram produzidas 60, 12 ficarão em unidades da rede de farmácias Extrafarma, a principal patrocinadora da CowParade.

Foram escolhidos locais de grande circulação, e as vaquinhas estão fazendo parte da paisagem da cidade. O CowParade é um evento mundial que já está na 13ª edição e pela primeira vez aportou na capital baiana. A iniciativa é apoiada pela Prefeitura, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur).

As vaquinhas foram customizadas por cerca de 600 artistas baianos, mas só as 60 foram escolhidas para a exposição em espaços públicos. 59 estão em Salvador e uma em Praia do Forte, em Mata de São João. Na capital, as peças estão espalhadas em espaços como o Centro Histórico, shoppings, praias de Itapuã, São Tomé, Barra, estações de transbordo, largos e praças.

Ao fim do evento, as obras que fizeram parte da exposição serão leiloadas. O valor arrecadado será doado para instituições beneficentes selecionadas pela Extrafarma. Escolhido para pintar uma das vaquinhas, o artista plástico Bel Borba ficou contente e honrado com o convite.

“Eu tenho uma relação muito estreita e muito profunda com a cidade. Por isso, foi uma honra e um prazer participar desse evento, que faz parte de uma corrente internacional. Apesar da experiência com a arte, cada projeto é sempre um desafio para mim”, conta.

História 

O CowParade funciona assim: artistas selecionados utilizam uma escultura de vaca como suporte para as suas criações. As esculturas, feitas em fibra de vidro e com o tamanho real do animal, são expostas em vias públicas e podem ser apreciadas por todos. Ao final da exposição, as peças são leiloadas e o dinheiro arrecadado é doado para entidades beneficentes.

A ação teve início em 1998, na Suíça, quando um artista local chamado Pascal Knapp apresentou três modelos de vaca durante um evento de arte em Zurique. Para ele, as vaquinhas seriam a forma mais criativa de reproduzir uma tela tridimensional para expressões artísticas.

A mostra já passou por 85 cidades do mundo e atraiu mais de 10 mil artistas visuais para imprimir o próprio estilo através de pinturas, grafite e intervenções artísticas. Estima-se que mais de 500 milhões de pessoas tenham visto uma das esculturas pelo mundo. No total, mais de R$ 35 milhões foram levantados para entidades beneficentes, por meio de leilão.

9 comentários em “Vaquinhas do CowParade podem ser vistas nas ruas até 8 de novembro

  • 05/04/2021 em 11:32
    Permalink

    Every weekend i used to visit this site, as i wish for
    enjoyment, as this this web page conations in fact fastidious funny data too.

  • 15/06/2021 em 16:45
    Permalink

    85146 228804This web site is genuinely a walk-through it truly may be the details you wanted concerning this and didnt know who to inquire about. Glimpse here, and you will completely discover it. 784678

  • 17/07/2021 em 15:03
    Permalink

    756608 694874Hello! I just now would like to supply a massive thumbs up for any wonderful information you could have here within this post. We are coming back to your blog post for further soon. 14668

  • 05/09/2021 em 23:22
    Permalink

    When I initially left a comment I appear to have clicked on the -Notify
    me when new comments are added- checkbox and now each time a comment is added I
    receive four emails with the same comment. Is there a way you are able to remove me from that
    service? Appreciate it!

  • 25/10/2021 em 00:15
    Permalink

    hello there and thank you for your information – I’ve certainly picked up something new from right here.
    I did however expertise a few technical issues
    using this site, since I experienced to reload the site many times
    previous to I could get it to load properly. I had been wondering if
    your web hosting is OK? Not that I am complaining, but
    slow loading instances times will sometimes affect
    your placement in google and could damage your high quality score if ads and marketing
    with Adwords. Anyway I am adding this RSS to my email and could look out for much more of your respective interesting content.
    Ensure that you update this again very soon.

  • 10/12/2021 em 22:37
    Permalink

    582910 620613I truly appreciated this gorgeous blog. Make sure you maintain up the very good function. Finest Regards . 695556

Fechado para comentários.