Planeta Lexmark: programa de reciclagem recolhe cartuchos usados

É um problema de alcance global. O acúmulo excessivo de lixo já começa a mostrar os efeitos nocivos no nosso planeta. E um dos lixos domésticos que devem ser descartados com muito cuidado é o lixo eletrônico. O que começa a movimentar algumas empresas de tecnologia.

Um exemplo disso é o “Planeta Lexmark”, programa de coleta de cartuchos desenvolvido pela empresa líder global em soluções de imagem, com o objetivo de conscientizar os usuários dos impactos ambientais que um cartucho pode causar no planeta.

A Lexmark já recolheu, desde 2002, cerca de 7,5 milhões de cartuchos usados no país, gerando o equivalente a 13.500T de subprodutos que são reintroduzidos na cadeia produtiva.

O processo de reutilização do cartucho começa pelo cadastro dos usuários Lexmark no site da empresa. Uma vez que as informações são enviadas e confirmadas, a coleta será feita no endereço cadastrado, em qualquer parte do país.

Visando a otimização da economia circular, a Lexmark trabalha com um operador especialista neste processo, chamado Sinctronics, que ao receber os produtos, inspeciona 100% dos cartuchos avaliando sua integridade e originalidade. Em seguida, o cartucho é desmontado e suas partes segregadas por tipo, tais como: plásticos, ferro, alumínio e pó de toner, tendo como destino final empresas que farão o processamento ambientalmente adequado destes compostos, sendo reinseridos no processo fabril como matéria prima reciclada para a fabricação de novos produtos.

“Com o programa de coleta de cartuchos a Lexmark reafirma um de seus pilares mais importantes e a sua política de zero incineração e envio de resíduos para os aterros sanitários. Todo material é segregado e enviado para empresas homologadas. Hoje, mais de 90% dos materiais nas impressoras Lexmark são recicláveis”, afirma Claiton Camargo, Channel Sales & Managing Director da Lexmark Brasil.

Entre os 60 países que já adotaram o Planeta Lexmark, o Brasil é líder em volume de reciclagem dentro da companhia. Além dos cartuchos, mais de 60% das impressoras Lexmark contem plástico reciclado ou PCR (post consumer recycled) que dá uma segunda vida ao material, evitando a destinação incorreta e prevenindo o uso de material virgem na manufatura.

3 comentários em “Planeta Lexmark: programa de reciclagem recolhe cartuchos usados

  • 18/07/2021 em 10:24
    Permalink

    224474 532277Be the precise weblog if you have wants to learn about this subject. You comprehend considerably its practically onerous to argue to you (not that I personally would needHaHa). You undoubtedly put a new spin for a topic thats been discussing for some time. Good stuff, just good! 527084

  • 17/11/2021 em 22:40
    Permalink

    510308 809247When I came more than to this post I can only look at part of it, is this my net browser or the internet site? Need to I reboot? 806680

  • 31/01/2022 em 20:49
    Permalink

    909089 619609Hi. Cool post. Theres a issue with the site in chrome, and you may want to check this The browser will be the marketplace chief and a big component of other folks will miss your excellent writing due to this issue. I like your Post and I am recommend it for a Website Award. 201162

Fechado para comentários.