Novembro Azul: prevenção ainda é o melhor tratamento

Dados recentes do Instituto Nacional do Câncer estimam que 60 mil casos novos de câncer de próstata ocorram em 2019, com aproximadamente 13.000 mortes pela doença. Dessa forma, o papel da campanha do Novembro Azul é fundamental na busca por conscientização da sociedade quanto à prevenção do câncer de próstata e sobre a saúde dos homens de maneira geral.

“O maior obstáculo à prevenção é o educacional. No momento em que o homem compreender a necessidade de vir ao médico, ser examinado e realizar exames preventivos para evitar doenças de evolução silenciosa mas potencialmente letais, como a hipertensão arterial, diabete, stress e o câncer de próstata dentre muitas outras, esse cenário deve mudar”, afirma o professor do setor de uro-oncologia da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC) Dr. Marcos Tobias Machado.

O médico também é responsável pelo setor de cirurgia robótica urológica no Hospital Brasil e Rede D’Or, e afirma que a prevenção ainda é a melhor opção para combate ao câncer. “Infelizmente, 10 a 20% dos casos já são diagnosticados em fase mais avançada, ou seja, já com presença de disseminação da doença fora da próstata (metástases). Nesse cenário, a cura já não é mais possível, tendo o paciente um tempo de sobrevida de 3 a 5 anos”, explica.

Para uma prevenção eficaz, ir ao urologista regularmente é decisivo. É o especialista que realiza o exame de toque retal e pede a dosagem do PSA. “Como mensagem importante, fica a necessidade de fazer uma primeira consulta preventiva na faixa dos 40 anos e seguir as orientações médicas de seguimento.”

A campanha Novembro Azul surgiu, inicialmente na Austrália, em 2003. No Brasil, a primeira ação foi realizada em 2014, com mais de 2.200 ações em todo o país.

“A iniciativa é um grito de alerta para que os homens, esposas e governantes se atentem para a necessidade de os homens realizarem exames preventivos, no sentido de preservação da sua sobrevida e qualidade de vida. Isso inclui a saúde integral do homem, cardiovascular, hormonal, genito-urinária e psíquica, dentre outras”, completa Dr. Marcos Tobias Machado.

9 comentários em “Novembro Azul: prevenção ainda é o melhor tratamento

  • 29/07/2021 em 23:16
    Permalink

    I think this is one of the most vital information for me.
    And i’m glad reading your article. But wanna remark on few general things, The web site style is wonderful, the articles is really great : D.
    Good job, cheers

    Feel free to surf to my web site caustic soda usa

  • 11/12/2021 em 19:16
    Permalink

    When I initially commented I clicked the “Notify me when new comments are added” checkbox and now each time a comment is added I get
    several e-mails with the same comment. Is there any way you can remove people from that service?
    Thank you!

  • 12/01/2022 em 20:34
    Permalink

    It’s perfect time to make some plans for the future and it is time to be happy.

    I have read this post and if I could I desire to suggest you few interesting things
    or suggestions. Perhaps you can write next articles referring to this article.
    I desire to read even more things about it!

  • 19/01/2022 em 19:43
    Permalink

    826688 828457I came across this very good from you out of sheer luck and never think lucky enough to say also credit you for any job nicely done. 719365

Fechado para comentários.