Correr descalço pode reduzir risco de lesão no joelho?
Apesar dos calçados esportivos serem anunciados com tecnologias avançadas de amortecimento para os aficionados por corrida de rua, a incidência de lesões nas articulações ainda é bastante considerável. Baseados nesse contexto, alguns estudos recentes mostram que a corrida com pés descalços poderia ser uma estratégia para minimizar esses danos.
Uma pesquisa do Laboratório de Biomecânica da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP explica melhor essa dicotomia: correr descalço realmente pode ser benéfico, mas desde que a prática seja introduzida aos treinos progressivamente. Há uma redução no impacto recebido pelo corpo e diminui a possibilidade de lesões em joelhos e quadris.
Ana Paula da Silva Azevedo, educadora física e autora do estudo, explica que a ideia não é incentivar as pessoas a correrem sem proteção, mas trazer evidências de que correr descalço possa exercer influência positiva sobre o controle de choque mecânico e na ativação muscular do corpo.
Além disso, reforça a pesquisadora, “o novo hábito não deve ser feito de forma abrupta; as alterações devem ser graduadas e levando em conta o volume e a intensidade da corrida”, diz.
A pesquisadora explica que, durante o exercício físico, o impacto que o corpo sofre é diferente quando se está calçado ou descalço. Com o tênis, o primeiro contato dos pés com o solo é o calcanhar, enquanto que após a adaptação descalça, são as pontas dos pés que tocam o solo primeiro. “Isso altera o padrão de movimento do corpo e influencia o impacto”, diz. Porém, Ana Paula faz um alerta quanto à migração das lesões: ao adotar a estratégia de correr descalço, há uma redução do esforço na articulação do quadril e do joelho, mas, em compensação, os músculos e as estruturas dos tornozelos e dos pés serão bem mais exigidos na atividade, diz.
▶▶▶ CONFIRA UM POUCO MAIS SOBRE CORRER DESCALÇO 🔽
Segunda a pesquisadora, precisaria de mais estudos a longo prazo para avaliar melhor as vantagens da introdução de treinos descalços nas corridas. Em sua pesquisa, foi possível apenas garantir que correr descalço poderia ser uma estratégia a ser utilizada pelos educadores físicos para melhorar o controle da carga e do choque mecânico durante a corrida. A tese Biomecânica da corrida: considerações acerca das adaptações dinâmicas e eletromiográficas desencadeadas pelo pé descalço e pelo uso do calçado minimalista foi orientada pelo professor Julio Cerca Serrão, da Escola de Educação Física e Esporte da USP.
979245 337940There is noticeably a bundle to locate out about this. I assume you created sure nice factors in options also. 921156
Very descriptive post, I enjoyed that bit. Will there be a part 2?
เล่นสล็อตต้อง https://queenslot.com/
Spot on with this write-up, I honestly think this site needs much more attention. I’ll probably be returning to read more, thanks for the information!
Stop by my web page; caustic soda flakes
212128 122124If you tow a definite caravan nor van movie trailer your entire family pretty soon get exposed towards the down sides towards preventing best securely region. awnings 746430
790697 106317Perfect just what I was looking for! . 974780
I read this post completely on the topic of the difference of most recent and preceding technologies,
it’s awesome article.
360638 594602I truly prize your function , Fantastic post. 467793
66117 587thank you dearly author , I discovered oneself this internet internet site extremely helpful and its full of outstanding healthy selective data ! , I as well thank you for the fantastic food strategy post. 50205
193356 521446Some genuinely good and valuable info on this site , besides I believe the style contains great capabilities. 12105
Appreciate the recommendation. Will try it out.
Here is my blog post trading group telegram