Livro Capoeira Angola – Ginga e Ancestralidade resgata origens da “arte da mandinga” brasileira
Uma iniciativa que evoca a ancestralidade da Capoeira Angola, dialogando com sua prática contemporânea. A tradição desta expressão artística e cultural é o tema do livro Capoeira Angola – Ginga e Ancestralidade.
A obra, com textos assinados por Cinézio Peçanha, mais conhecido como Mestre Cobra Mansa, e pelos pesquisadores Eduardo Oliveira e Matthias Assunção, será lançada na próxima quinta-feira (12), das 18h às 22h, no Espaço Cultural Pierre Verger, em evento aberto ao público.
A publicação, que já teve reconhecimento internacional durante o seu pré-lançamento em Maputo (Moçambique), terá distribuição gratuita em escolas públicas, bibliotecas e universidades.
Idealizado em homenagem aos 20 anos da Fundação Internacional de Capoeira Angola (FICA), um dos principais grupos de referência da modalidade no Brasil e no mundo, o livro faz um resgate histórico da capoeira e do surgimento do estilo Angola, evidenciando o que é consenso e convidando à reflexão sobre as divergências de interpretação quanto a sua origem.
“O livro Capoeira Angola – Ginga e Ancestralidade é uma homenagem a toda a ancestralidade contida na Capoeira Angola, um tributo aos que vieram antes e àqueles que continuam a preservar a memória dessa manifestação nas suas mais diversas formas”, declarou o mestre Cobra Mansa, um dos fundadores da FICA e doutorando do Programa Multi-Institucional em Difusão do Conhecimento da UFBA.
Produzido pela produtora Barro de Chão, o projeto traz, em 244 páginas, um panorama sobre a Capoeira Angola, numa linguagem multimídia, com fotos históricas de Pierre Verger e autorais de fotógrafos como Aramaca, além de gravuras de Carybé, que ilustram e revelam o encanto da “vadiagem” no mais autêntico estilo angolano. Ao folhear o livro, os leitores são convidados, por meio de códigos QRs, a guiar sua descoberta com a trilha de toques da capoeira, ladainhas, além de assistir a vídeos e entrevistas exclusivas.
“Mergulhar no universo da capoeira e conhecer mais sobre a história da ginga e ancestralidade da capoeira angola foi uma jornada única. Em meses de trabalho, só encontrei portas abertas, além de personagens fantásticos – historiadores, mestres, alunos, admiradores de Salvador, do Brasil e do mundo”, declarou Mauro Rossi, CEO da Barro de Chão.
Além de uma rica imersão na história da capoeira e sua ancestralidade, construída a partir dos estudos dos pesquisadores Cinézio Peçanha, Eduardo Oliveira e Matthias Assunção, a narrativa da obra é construída com depoimentos de guardiões veteranos e contemporâneos da Capoeira Angola, como o Vicente Ferreira Pastinha, o Mestre Pastinha, considerado pioneiro ao reivindicar e difundir a versão mais autêntica da capoeira, Mestre João Grande, Mestre Moraes, Mestre Valmir Damasceno e Mestre Cobra Mansa.
“Angola, capoeira, mãe. E, embaixo, o pensamento: Mandinga de escravo em ânsia de liberdade. Seu princípio não tem método e seu fim é inconcebível ao mais sábio capoeirista”, depoimento do Mestre Pastinha (1889 – 1981), reproduzido na obra.
Ficha técnica
Realização: Barro de Chão Produtora e Editora
Produção Executiva: Mirelle Hampel
Textos: Cinézio Feliciano Peçanha, Matthias Röhrig Assunção, Eduardo Oliveira.
Fotos: Aramaca, Julian Alhadef, Mauro Rossi, Pedro Villa, Richard Pakleppa, Cinézio Feliciano Peçanha e Pierre Verger
Iconografias: Museu de Arte da Bahia
Curadoria: Mauro Rossi
Projeto Gráfico: Zozi Mendes
Audiovisual: Julian Alhadef
Web Design: Lucas Hampel Meireles
Participação Especial: Ibraim Chahoud, Genésio Couto e Sérgio Amado
Relações Internacionais: Monique Rossi
Edição bilíngue: (português/inglês)
Tradução: Sabrina Gledhill
Serviço
O que: Lançamento do livro Capoeira Angola – Ginga e Ancestralidade e exposição fotográfica
Quando: Quinta-feira (12 de março), das 18h às 21h
Onde: Espaço Cultural Pierre Verger (Ladeira da Vila América, nº 18, Engenho Velho de Brotas – Salvador/Bahia. Contato: (71) 3203-8400)
Entrada gratuita!
What’s up, I log on to your blog on a regular basis.
Your story-telling style is witty, keep doing what you’re doing!
179711 499389Some actually fascinating info , nicely written and broadly speaking user pleasant. 115289
256284 862951Totally pent topic matter, regards for entropy. 822595
537776 197165Admiring the time and energy you put into your blog and in depth info you offer. Its very good to come across a blog every once in a while that isnt the same old rehashed material. Fantastic read! Ive bookmarked your site and Im adding your RSS feeds to my Google account. 158484
667729 933041I adore your wp format, where did you get a hold of it? 483765
131458 281077Ive been absent for some time, but now I remember why I used to enjoy this blog. Thank you, I will try and check back more often. How often you update your internet website? 160344
734986 165973This site can be a walk-by way of for all with the data you needed about this and didnt know who to ask. Glimpse here, and also youll definitely uncover it. 896014