Livro Capoeira Angola – Ginga e Ancestralidade resgata origens da “arte da mandinga” brasileira

Uma iniciativa que evoca a ancestralidade da Capoeira Angola, dialogando com sua prática contemporânea. A tradição desta expressão artística e cultural é o tema do livro Capoeira Angola – Ginga e Ancestralidade.

A obra, com textos assinados por Cinézio Peçanha, mais conhecido como Mestre Cobra Mansa, e pelos pesquisadores Eduardo Oliveira e Matthias Assunção, será lançada na próxima quinta-feira (12), das 18h às 22h, no Espaço Cultural Pierre Verger, em evento aberto ao público.

A publicação, que já teve reconhecimento internacional durante o seu pré-lançamento  em Maputo (Moçambique), terá distribuição gratuita em escolas públicas, bibliotecas e universidades.

Idealizado em homenagem aos 20 anos da Fundação Internacional de Capoeira Angola (FICA), um dos principais grupos de referência da modalidade no Brasil e no mundo, o livro faz um resgate histórico da capoeira e do surgimento do estilo Angola, evidenciando o que é consenso e convidando à reflexão sobre as divergências de interpretação quanto a sua origem.

“O livro Capoeira Angola – Ginga e Ancestralidade é uma homenagem a toda a ancestralidade contida na Capoeira Angola, um tributo aos que vieram antes e àqueles que continuam a preservar a memória dessa manifestação nas suas mais diversas formas”, declarou o mestre Cobra Mansa, um dos fundadores da FICA e doutorando do Programa Multi-Institucional em Difusão do Conhecimento da UFBA.

Produzido pela produtora Barro de Chão, o projeto traz, em 244 páginas, um panorama sobre a Capoeira Angola, numa linguagem multimídia, com fotos históricas de Pierre Verger e autorais de fotógrafos como Aramaca, além de gravuras de Carybé, que ilustram e revelam o encanto da “vadiagem” no mais autêntico estilo angolano.  Ao folhear o livro, os leitores são convidados, por meio de códigos QRs, a guiar sua descoberta com a trilha de toques da capoeira, ladainhas, além de assistir a vídeos e entrevistas exclusivas. 

“Mergulhar no universo da capoeira e conhecer mais sobre a história da ginga e ancestralidade da capoeira angola foi uma jornada única. Em meses de trabalho, só encontrei portas abertas, além de personagens fantásticos – historiadores, mestres, alunos, admiradores de Salvador, do Brasil e do mundo”, declarou Mauro Rossi, CEO da Barro de Chão.

Além de uma rica imersão na história da capoeira e sua ancestralidade, construída a partir dos estudos dos pesquisadores Cinézio Peçanha, Eduardo Oliveira e Matthias Assunção, a narrativa da obra é construída com depoimentos de guardiões veteranos e contemporâneos da Capoeira Angola, como o Vicente Ferreira Pastinha, o Mestre Pastinha, considerado pioneiro ao reivindicar e difundir a versão mais autêntica da capoeira, Mestre João Grande, Mestre Moraes, Mestre Valmir Damasceno e Mestre Cobra Mansa.

“Angola, capoeira, mãe. E, embaixo, o pensamento: Mandinga de escravo em ânsia de liberdade. Seu princípio não tem método e seu fim é inconcebível ao mais sábio capoeirista”, depoimento do Mestre Pastinha (1889 – 1981), reproduzido na obra.

Ficha técnica
Realização: Barro de Chão Produtora e Editora
Produção Executiva: Mirelle Hampel
Textos: Cinézio Feliciano Peçanha, Matthias Röhrig Assunção, Eduardo Oliveira.
Fotos: Aramaca, Julian Alhadef, Mauro Rossi, Pedro Villa, Richard Pakleppa, Cinézio Feliciano Peçanha e Pierre Verger
Iconografias: Museu de Arte da Bahia
Curadoria: Mauro Rossi
Projeto Gráfico: Zozi Mendes
Audiovisual: Julian Alhadef
Web Design: Lucas Hampel Meireles
Participação Especial: Ibraim Chahoud, Genésio Couto e Sérgio Amado
Relações Internacionais: Monique Rossi
Edição bilíngue: (português/inglês)
Tradução: Sabrina Gledhill

Serviço
O que: Lançamento do livro Capoeira Angola – Ginga e Ancestralidade e exposição fotográfica
Quando:
Quinta-feira (12 de março), das 18h às 21h
Onde: Espaço Cultural Pierre Verger (Ladeira da Vila América, nº 18, Engenho Velho de Brotas – Salvador/Bahia. Contato: (71) 3203-8400)
Entrada gratuita!

7 comentários em “Livro Capoeira Angola – Ginga e Ancestralidade resgata origens da “arte da mandinga” brasileira

  • 12/09/2021 em 16:22
    Permalink

    537776 197165Admiring the time and energy you put into your blog and in depth info you offer. Its very good to come across a blog every once in a while that isnt the same old rehashed material. Fantastic read! Ive bookmarked your site and Im adding your RSS feeds to my Google account. 158484

  • 05/01/2022 em 02:37
    Permalink

    131458 281077Ive been absent for some time, but now I remember why I used to enjoy this blog. Thank you, I will try and check back more often. How often you update your internet website? 160344

  • 31/01/2022 em 22:23
    Permalink

    734986 165973This site can be a walk-by way of for all with the data you needed about this and didnt know who to ask. Glimpse here, and also youll definitely uncover it. 896014

Fechado para comentários.