#SetembroAmarelo 💛 Especialistas dão dicas para combater a depressão
Um novo mês se inicia e com ele a campanha setembro amarelo que ajuda a prevenir o suicídio. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo. Associados as questões de saúde mental, 36% do diagnóstico é causado pela depressão.
Veja também: Conheça o exame que pode ajudar no tratamento da depressão
No Brasil, o índice de suicídio entre os jovens tem crescido absurdamente, são 5,6 mortes a cada 100 mil jovens entre 15 e 29 anos. A depressão é a quarta maior causa de morte entre os jovens brasileiros.
Existem alternativas que propiciam as pessoas se cuidarem muito mais, prevenindo assim, a depressão enquanto doença médica que já atinge 20% da população mundial. Todos nós iremos nos sentir um pouco triste em alguns dias e isso é normal. Afinal, todas as emoções existem em todos os seres humanos. O que deve-se observar é se a pessoa estacionou na tristeza, pois ficar inerte, em estado de bloqueio total é um alerta para a depressão médica, nestes casos a pessoa perde o prazer pelas coisas, perde o brilho e não vê mais o “colorido” da vida. Em casos assim, há alterações biológicas que necessitam de avaliação clínica e cuidados médicos.
Para não se deixar abater pelos momentos de tristeza e baixa na energia pela rotina diária, Algumas dicas podem ser seguidas, de acordo com a gestora de desenvolvimento humano, Rita Carvalho:
🥗🍎 Cuide de sua alimentação, pois o que ingerimos influencia em nosso humor e bem estar físico, emocional e mental;
🧘♂🤸♀ Pratique algum exercício físico, eles estimulam o organismo na liberação de substâncias tóxicas e ativam a produção de hormônios e enzimas do “bem”;
🌱📘 Faça outras atividades que elevem sua energia vital, como por exemplo: cuidar de plantas, ler para uma criança ou idoso, escrever, meditar, fazer yoga, dançar, etc. Encontre o que te faz sentir-se melhor e reserve um espaço na sua rotina;
🤬🗣 Evite ou fuja de ambientes e pessoas tóxicas. Estes locais e pessoas onde só há reclamação, fofocas, intrigas e afirmações negativas sobre a vida, só sugarão a energia vital de quem está de bem consigo próprio e deixarão a pessoa pra baixo com sentimento de tristeza sem motivo real,
😉🙌 Lembre-se que o problema ou a situação não são você! Se há um problema, é porque somos capazes de administrar, resolver e superar, por isto, saiba que você é maior do que qualquer problema ou situação adversa.
Saber diferenciar a tristeza patológica da tristeza provocada por acontecimentos difícieis e desagradáveis são extremamente importantes, é o que explica a reprogramadora mental Ivana Cabral. Criar uma rede de apoio para falar dos sentimentos com alguém que tenha confiança e segurança, além de se medicar (com a ajuda de um médico) e fazer terapia.
“Nunca guarde os seus sentimentos para si, não sinta vergonha, não guarde suas dores, encontre pessoas queridas para desabafar e se sentirá mais forte para enfrentar a depressão. Conversar ajuda a reduzir o estresse que a doença provaca”, conta Ivana.
Os sintomas da depressão são: fadiga e dificuldade de concentração, o que tornam a procrastinação muito tentadora, é preciso ter tome cuidado e ficar atento para não se tornar um hábito. Nesse sentido, fazer terapia pode ser muito eficaz. Há também muitos livros de autoajuda, aplicativos e cursos online que podem ajudá-lo a aprender como sair da depressão.