Especialistas discutem na Ucsal sobre espécies ameaçadas de extinção

Para evitar que algumas espécies de anfíbios e répteis desapareçam para sempre, pesquisadores de todo o Nordeste estarão reunidos em Salvador, até a próxima sexta-feira (20), na Oficina de Elaboração de Indicadores e Metas do Plano de Ação Nacional para Conservação da Herpetofauna Ameaçada do Nordeste (PAN Herpetofauna do Nordeste).

Promovido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Plano de Ação atualmente contempla 107 espécies ameaçadas de extinção (23 anfíbios e 84 répteis), todas nordestinas.                 

Veja também: Especialistas explicam o que fazer ao avistar animais marinhos nas praias   

Na sexta-feira (20), às 8h30, será realizada a palestra “Manejo de Espécies Exóticas Invasoras no Parque Estadual na Serra do Conduru e na Estação Ecológica do Rio Preto/BA”, com a doutora Sílvia Ziller, do Instituto Hórus. Com entrada gratuita e aberta ao público, a programação será realizada no auditório térreo do Bloco A, da Universidade Católica do Salvador (UCSal), no campus Pituaçu.          

A analista ambiental do ICMBio e coordenadora do PAN do Nordeste, Sônia Santesso, conta que o encontro é essencial para definir metas e acompanhar resultados, além de divulgar estas informações para a sociedade e estimular o debate nos vários setores. “Vamos reunir em Salvador pesquisadores, especialistas e representantes dos órgãos ambientais dos nove estados nordestinos. Esse é um momento único para estabelecermos indicadores e metas para o segundo ciclo de vigência do plano, os meios de verificação e a periodicidade em que estes devem ser checados, além de mapearmos a realidade de toda a região”, explica.       

De acordo com o pesquisador Moacir Tinôco, PhD em Biologia da Conservação e coordenador-executivo do PAN Herpetofauna do Nordeste, o envolvimento da comunidade cientifica e da sociedade só traz benefícios para as espécies de répteis e anfíbios ameaçadas. “Precisamos disseminar o conhecimento sobre as espécies-alvo do PAN e tentar minimizar o efeito das ações antrópicas sobre as espécies ameaçadas. Ações que integrem pesquisa, manejo e monitoramento e educação ambiental são primordiais para promover a preservação”, esclarece Tinôco, que também é coordenador do Mestrado Profissional em Planejamento Ambiental da UCSal,   

Espécies ameaçadas

O PAN Herpetofauna do Nordeste contempla 107 espécies, entre elas 46 ameaçadas nacionalmente que são consideradas espécies-alvo, 58 animais beneficiados por estarem nas listas de espécies ameaçadas dos estados da Bahia e Pernambuco e três quase ameaçadas na lista nacional. Entre as espécies-alvo que figuram na lista do PAN, está o Calango do Abaeté (Glaucomastix abaetensis).

Descoberto na Lagoa do Abaeté, em Salvador, o abaetensis é genuinamente baiano e só foi descrito pela ciência em 2002. Atualmente é classificada como “Em Perigo” tanto na avaliação nacional do ICMBio quanto na lista da Bahia. Pesquisadores alertam que, caso medidas urgentes não sejam adotadas, esta e outras espécies correm o risco de desaparecer. “Sem medidas eficientes para mitigar esse cenário, a tendência é que haja uma aceleração no processo de extinção, inclusive do Calango do Abaeté”, lamenta Tinôco.    

PAN

O Plano de Ação Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (PAN) é um instrumento de gestão e de políticas públicas coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios (RAN), vinculado ao ICMBio, do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Construído de forma participativa, é utilizado para o ordenamento e a priorização de ações para a conservação de espécies e ambientes naturais. O método contempla a participação multilateral e envolve diversos segmentos da sociedade para potencializar os esforços e racionalizar a captação e gestão dos recursos para conservação de espécies ou ambientes-foco dos PANs.

SERVIÇO:

O que: Encontro nordestino terá palestra gratuita sobre “Manejo de Espécies Exóticas Invasoras no Parque Estadual na Serra do Conduru e na Estação Ecológica do Rio Preto/BA”, com a doutora Sílvia Ziller, do Instituto Hórus;

Quando: Sexta-feira (20 de setembro), às 8h30;

Onde: Auditório térreo do Bloco A, da Universidade Católica do Salvador (UCSal), campus Pituaçu.

Entrada gratuita!

9 comentários em “Especialistas discutem na Ucsal sobre espécies ameaçadas de extinção

  • 29/05/2021 em 21:28
    Permalink

    I’m extremely inspired along with your writing abilities as smartly as with the layout for
    your weblog. Is that this a paid subject matter or did you customize
    it yourself? Anyway stay up the nice quality writing, it
    is rare to look a nice blog like this one today..

  • 21/06/2021 em 08:31
    Permalink

    612487 23327I will tell your buddies to visit this internet site. .Thanks for the write-up. 944041

  • 06/07/2021 em 10:40
    Permalink

    You actually make it seem so easy with your presentation but I find this matter to be actually something that I think I would never understand.
    It seems too complicated and extremely broad for me. I’m looking forward for your
    next post, I will try to get the hang of it!

  • 30/07/2021 em 12:46
    Permalink

    557802 336661Hey mate, .This was an outstanding post for such a hard subject to talk about. I look forward to seeing several a lot more exceptional posts like this one. Thanks 245175

  • 09/01/2022 em 20:34
    Permalink

    549743 792191magnificent submit, very informative. I ponder why the opposite experts of this sector dont realize this. You ought to proceed your writing. Im certain, youve a terrific readers base already! 587912

  • 27/01/2022 em 04:44
    Permalink

    Politechnika Częstochowska

    ul. J.H. Dąbrowskiego 69
    42-201 Częstochowa
    NIP: 573-011-14-01
    Informacje

    bip.svgBiuletyn Informacji Publicznej

    Zamówienia Publiczne

    Informacje o cookies

    Deklaracja dostępności

    Inspektor Ochrony Danych

    SARS-CoV-2
    Wydziały

    Wydział Budownictwa

    Wydział Elektryczny

    Wydział Inżynierii Mechanicznej i Informatyki

    Wydział Inżynierii Produkcji i Technologii Materiałów

    Wydział Infrastruktury i Środowiska

    Wydział Zarządzania

    logo ePUAP

    Adres skrytki podawczej Politechniki Częstochowskiej w systemie ePUAP: /PolitechnikaCzestochowska/SkrytkaESP

  • 05/02/2022 em 04:41
    Permalink

    Terrific post but I was wanting to know if you could write a litte more on this subject?
    I’d be very thankful if you could elaborate a little bit more.
    Appreciate it!

Fechado para comentários.