Especialistas discutem na Ucsal sobre espécies ameaçadas de extinção
Para evitar que algumas espécies de anfíbios e répteis desapareçam para sempre, pesquisadores de todo o Nordeste estarão reunidos em Salvador, até a próxima sexta-feira (20), na Oficina de Elaboração de Indicadores e Metas do Plano de Ação Nacional para Conservação da Herpetofauna Ameaçada do Nordeste (PAN Herpetofauna do Nordeste).
Promovido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Plano de Ação atualmente contempla 107 espécies ameaçadas de extinção (23 anfíbios e 84 répteis), todas nordestinas.
Veja também: Especialistas explicam o que fazer ao avistar animais marinhos nas praias
Na sexta-feira (20), às 8h30, será realizada a palestra “Manejo de Espécies Exóticas Invasoras no Parque Estadual na Serra do Conduru e na Estação Ecológica do Rio Preto/BA”, com a doutora Sílvia Ziller, do Instituto Hórus. Com entrada gratuita e aberta ao público, a programação será realizada no auditório térreo do Bloco A, da Universidade Católica do Salvador (UCSal), no campus Pituaçu.
A analista ambiental do ICMBio e coordenadora do PAN do Nordeste, Sônia Santesso, conta que o encontro é essencial para definir metas e acompanhar resultados, além de divulgar estas informações para a sociedade e estimular o debate nos vários setores. “Vamos reunir em Salvador pesquisadores, especialistas e representantes dos órgãos ambientais dos nove estados nordestinos. Esse é um momento único para estabelecermos indicadores e metas para o segundo ciclo de vigência do plano, os meios de verificação e a periodicidade em que estes devem ser checados, além de mapearmos a realidade de toda a região”, explica.
De acordo com o pesquisador Moacir Tinôco, PhD em Biologia da Conservação e coordenador-executivo do PAN Herpetofauna do Nordeste, o envolvimento da comunidade cientifica e da sociedade só traz benefícios para as espécies de répteis e anfíbios ameaçadas. “Precisamos disseminar o conhecimento sobre as espécies-alvo do PAN e tentar minimizar o efeito das ações antrópicas sobre as espécies ameaçadas. Ações que integrem pesquisa, manejo e monitoramento e educação ambiental são primordiais para promover a preservação”, esclarece Tinôco, que também é coordenador do Mestrado Profissional em Planejamento Ambiental da UCSal,
Espécies ameaçadas
O PAN Herpetofauna do Nordeste contempla 107 espécies, entre elas 46 ameaçadas nacionalmente que são consideradas espécies-alvo, 58 animais beneficiados por estarem nas listas de espécies ameaçadas dos estados da Bahia e Pernambuco e três quase ameaçadas na lista nacional. Entre as espécies-alvo que figuram na lista do PAN, está o Calango do Abaeté (Glaucomastix abaetensis).
Descoberto na Lagoa do Abaeté, em Salvador, o abaetensis é genuinamente baiano e só foi descrito pela ciência em 2002. Atualmente é classificada como “Em Perigo” tanto na avaliação nacional do ICMBio quanto na lista da Bahia. Pesquisadores alertam que, caso medidas urgentes não sejam adotadas, esta e outras espécies correm o risco de desaparecer. “Sem medidas eficientes para mitigar esse cenário, a tendência é que haja uma aceleração no processo de extinção, inclusive do Calango do Abaeté”, lamenta Tinôco.
PAN
O Plano de Ação Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (PAN) é um instrumento de gestão e de políticas públicas coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios (RAN), vinculado ao ICMBio, do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Construído de forma participativa, é utilizado para o ordenamento e a priorização de ações para a conservação de espécies e ambientes naturais. O método contempla a participação multilateral e envolve diversos segmentos da sociedade para potencializar os esforços e racionalizar a captação e gestão dos recursos para conservação de espécies ou ambientes-foco dos PANs.
SERVIÇO:
O que: Encontro nordestino terá palestra gratuita sobre “Manejo de Espécies Exóticas Invasoras no Parque Estadual na Serra do Conduru e na Estação Ecológica do Rio Preto/BA”, com a doutora Sílvia Ziller, do Instituto Hórus;
Quando: Sexta-feira (20 de setembro), às 8h30;
Onde: Auditório térreo do Bloco A, da Universidade Católica do Salvador (UCSal), campus Pituaçu.
Entrada gratuita!
I’m extremely inspired along with your writing abilities as smartly as with the layout for
your weblog. Is that this a paid subject matter or did you customize
it yourself? Anyway stay up the nice quality writing, it
is rare to look a nice blog like this one today..
Hello, its nice paragraph regarding media print, we all be
aware of media is a great source of facts.
612487 23327I will tell your buddies to visit this internet site. .Thanks for the write-up. 944041
You actually make it seem so easy with your presentation but I find this matter to be actually something that I think I would never understand.
It seems too complicated and extremely broad for me. I’m looking forward for your
next post, I will try to get the hang of it!
557802 336661Hey mate, .This was an outstanding post for such a hard subject to talk about. I look forward to seeing several a lot more exceptional posts like this one. Thanks 245175
549743 792191magnificent submit, very informative. I ponder why the opposite experts of this sector dont realize this. You ought to proceed your writing. Im certain, youve a terrific readers base already! 587912
447263 354655We stumbled over here coming from a different web page and thought I may well check issues out. I like what I see so now im following you. Appear forward to exploring your web page however again. 980424
Politechnika Częstochowska
ul. J.H. Dąbrowskiego 69
42-201 Częstochowa
NIP: 573-011-14-01
Informacje
bip.svgBiuletyn Informacji Publicznej
Zamówienia Publiczne
Informacje o cookies
Deklaracja dostępności
Inspektor Ochrony Danych
SARS-CoV-2
Wydziały
Wydział Budownictwa
Wydział Elektryczny
Wydział Inżynierii Mechanicznej i Informatyki
Wydział Inżynierii Produkcji i Technologii Materiałów
Wydział Infrastruktury i Środowiska
Wydział Zarządzania
logo ePUAP
Adres skrytki podawczej Politechniki Częstochowskiej w systemie ePUAP: /PolitechnikaCzestochowska/SkrytkaESP
Terrific post but I was wanting to know if you could write a litte more on this subject?
I’d be very thankful if you could elaborate a little bit more.
Appreciate it!