Saiba mais sobre a Síndrome das pernas inquietas

Acordar cedo para chegar ao trabalho ou chegar tarde por conta faculdade, nessa época nós damos adeus às boas noites de sono. Quantas pessoas lidam com isso diariamente?  Aliado a isso começamos a ter dificuldade para dormir, péssima qualidade de sono, cansaço, aflição, agonia, dor e formigamento nas pernas e braços.

Mas esses sintomas podem ser na verdade a Síndrome das Pernas Inquietas (SPI):

“Nessa condição, a pessoa tem uma vontade incontrolável de mexer as pernas e acaba movendo involuntariamente. Normalmente esse movimento ocorre principalmente quando a pessoa está dormindo, atrapalhando a qualidade do sono”, afirma a cirurgiã vascular e angiologista Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Como a síndrome faz com que a pessoa fique em constante movimento durante a noite, isso afeta a boa qualidade do sono e o paciente tende a ficar cansado durante o dia.

De acordo com a médica, de 5 a 10% da população experimenta o desconforto da síndrome alguma vez na vida, sendo que aproximadamente 30% dos casos de SPI têm causa hereditária. “Nos outros 70% dos casos, não existe causa conhecida. Quando a síndrome tem predisposição genética, frequentemente os sintomas são mais severos e mais difíceis de responder ao tratamento”, conta a Dra. Aline. “Este distúrbio é mais comum em indivíduos mais velhos, mas pode ocorrer em todas as idades e em homens e mulheres.”

Algumas situações, segundo a angiologista, parecem estar relacionadas aos sintomas, como: deficiência de ferro, problemas vasculares nas pernas, neuropatias, distúrbios musculares, problemas renais, alcoolismo e deficiências de vitaminas e sais minerais. “Outras coisas que podem desencadear a síndrome são o início ou a suspensão de certos medicamentos, consumo de cafeína, fumo, fadiga, temperaturas altas, ou períodos longos de exposição ao frio”, acrescenta.

Veja Também: Os benefícios da caminhada para a saúde

Saiba mais sobre Pernas Inquietas clicando aqui

Diagnóstico e tratamento:

Um primeiro passo no tratamento é determinar se condições relacionadas (como deficiência de ferro, diabetes, artrite, uso de antidepressivos) estão contribuindo para os sintomas e para os movimentos.

O diagnóstico adequado e o tratamento destas condições podem aliviar os sintomas da síndrome. “Mas, ainda assim há pacientes que persistem com o distúrbio de movimento mesmo após o tratamento das condições relacionadas”, explica a médica.

Algumas atitudes como banho quente, massagens nas pernas, aplicação de calor, bolsa de gelo, analgésicos, exercícios físicos regulares e eliminação da cafeína são medidas usadas para aliviar os sintomas.

Mas quando essas medidas não são suficientes, a SPI pode ser tratada com medicamentos que aumentam dopamina no cérebro, drogas que mexem nos canais de cálcio, opiódes (que podem causar vício se usados em grandes quantidades) e benzodiazepinas (categoria que engloba alguns relaxantes musculares e remédios para dormir). “Ao longo dos anos, a SPI pode surgir e desaparecer sem uma causa óbvia”, finaliza a médica.

11 comentários em “Saiba mais sobre a Síndrome das pernas inquietas

  • 27/06/2021 em 00:33
    Permalink

    I have been abssent for some time, but now I remember why I used to love this website.
    Thanks , I’ll try and check back more frequently. How frequently you update your website?

  • 17/01/2022 em 06:21
    Permalink

    Hello! I know this is somewhat off topic but I was wondering
    which blog platform are you using for this website?
    I’m getting tired of WordPress because I’ve had issues with hackers
    and I’m looking at options for another platform. I would be awesome if you could point
    me in the direction of a good platform.

  • 31/01/2022 em 06:56
    Permalink

    excellent post, very informative. I’m wondering why the other experts of this sector don’t understand this. You should continue your writing. I am sure, you’ve a great readers’ base already!

  • 31/01/2022 em 09:10
    Permalink

    magnificent put up, very informative. I wonder why the other specialists of this sector do not notice this. You must continue your writing. I am confident, you have a huge readers’ base already!

Fechado para comentários.