Novas tecnologias para diminuir assaltos em condomínios
Recentemente em uma reunião de condomínio, foi colocada em pauta uma novidade um tanto diferente do usual para a medida de segurança. Uma portaria automática. Aí você pergunta: “tá, mas e o porteiro?”. Ele ainda existe, só que não fica mais na guarita, exposto aos riscos.
Hoje, os controladores de acesso podem trabalhar à distância com câmeras conectadas a uma central de atendimento, que monitora a entrada e a saída do estabelecimento durante 24 horas.
Veja também: Automação em residências pode economizar energia
De acordo com o CEO da empresa de segurança Peter Graber, Leandro Martins, cerca de 90% dos assaltos aos condomínios residenciais acontecem pela porta da frente, onde o porteiro muitas vezes está em posição vulnerável e é rendido ou acaba abrindo a porta para alguém com rosto familiar.
“O sistema remoto ajuda a aumentar a segurança pois tira o porteiro da área de risco e de quebra ainda reduz em até 60% os gastos com portaria, pois elimina folhas de pagamento”, garante.
Chave eletrônica
Quando o prédio possui portaria remota, as pessoas não cadastradas conversam com o porteiro a distância para serem autorizadas a entrar no ambiente. Já quem é parente, amigo e marcou a visita com antecedência pode baixar o app da empresa e utilizar uma chave eletrônica habilitada por geolocalização.
Biometria
Além do App, outro recurso bastante usado é a biometria. Diversos novos métodos de identificação foram desenvolvidos, sendo o mais utilizado a identificação da digital que facilita e agiliza o acesso direto do morador ou de pessoas íntimas, sem o uso de chaves ou tags, minimizando o tempo de espera e os riscos que as pessoas correm quando ficam paradas na porta.
Ronda virtual
Em ambientes estratégicos, o monitoramento de imagem pode ainda ser feito com câmeras inteligentes que ajudam a proteger objetos de maior valor, como automóveis, por exemplo. Qualquer atitude suspeita alerta a equipe na central de monitoramento, que analisa as imagens e, se for o caso, chama a polícia. “No Brasil 99% dos alarmes são disparados de forma acidental. Por isso, a polícia prioriza quem tem imagem”, finaliza Martins.
305257 753910I like this site really significantly, Its a quite nice position to read and receive info . 463869
577035 149412A extremely quite fascinating article! Ill try to track that continues here! Thank you. 390604
164593 377172Hiya! Fantastic weblog! I happen to be a every day visitor to your website (somewhat a lot more like addict ) of this site. Just wanted to say I appreciate your blogs and am searching forward for more to come! 922777
396341 715390Hi, have you ever before asked yourself to write about Nintendo or PSP? 227373