Automação em residências pode economizar energia

As soluções de automação são hoje ferramentas fundamentais na indústria em geral. Mas especialistas defendem que podem ampliar até mesmo para residências ajudando a economizar energia.

Mas você sabe o que significa automação? Eu também não sabia. Mas em linguagem mais popular, consiste em processos operacionais em fábricas, estabelecimentos comerciais, hospitais, telecomunicações etc. que são controlados e executados por meio de dispositivos mecânicos ou eletrônicos, substituindo o trabalho humano; automatização.

Na área industrial há um potencial para crescimento. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) 19% das indústrias usam sistemas integrados para a manufatura e desenvolvimento de produtos – apesar de 58% das companhias entrevistadas reconhecer que a inovação é um fator chave para a competitividade ao longo do tempo.

Veja também: Esqueça o chá de cozinha e faça um chá de reforma!

Setores como o de Alimentos e Bebidas, Farmacêutico e Automotivo estão à frente no uso dessas ferramentas. Enquanto isso, segmentos como o residencial, shopping centers, hotéis e supermercados ainda fazem pouco uso desse recurso, que pode trazer resultados significativos.

“Hoje, somente grandes empreendimentos de alto padrão utilizam a automação em atividades como controle, monitoramento e redução no consumo de água, luz ou gás. A aplicação correta dessas soluções em shoppings e hotéis, por exemplo, poderia colaborar para a redução do consumo energético, principalmente relacionado com os aparelhos de ar condicionado”, afirma André Chimura, gerente de vendas da Mitsubishi Electric.

Saiba mais sobre Automação Residencial.

A falta de uso nesses setores pode estar relacionada ao mito de que se trata de um processo excessivamente caro e difícil de ser implantado. Contudo, a companhia estima que o valor de um projeto como a inserção de uma solução para controlar e monitorar o consumo de energia em um estabelecimento comercial é de 5% do valor do empreendimento, em média, dependendo da aplicação.

Mas existe a estimativa de que projetos como esse ganhem força no Brasil nos próximos anos. “A necessidade de eficiência atinge diferentes setores e usar automação é um passo para garantir que esse objetivo seja atendido.”

2 comentários em “Automação em residências pode economizar energia

Fechado para comentários.