Temos um ‘véio da Havan” ‘GLS’ pra chamar de nosso!
Todo mundo leu a entrevista de um dos sócios da San Sebastian para o jornal A Tarde ou somente eu li? Estou perguntando, porque não percebi o burburinho comum entre comunicadores, influenciadores e demais “dores” do meio LGBT¹ ou, como diria Magal, “GLS”.
É isso mesmo, dentre a coletânea de sandices do empresário tem isso aqui: “Agora tem um bocado de sigla. Sei que já tem um T aí no meio, um Y. Acho que GLS engloba tudo. Pô, se é travesti, é gay”.
Pô, mano! Tá ligado, pácêro?! Minhas irmãs se vocês tinham inveja dos bolsominions por causa do “véio da Havan”, podem ficar felizes pois temos o nosso “véio da SAN” agora.
Vou já adiantando que SIM fiz a cobertura de parte da Micareta Salvador, que celebrou também os 10 anos da San Sebastian, mas não posso ser parcial e deixar de lado as declarações que constam nessa entrevista.
Mas vamos por tópicos
Deu a loka na San?
Engraçado que durante a Micareta cheguei a comentar com colegas que muito do sucesso da marca, na minha humilde opinião, se devia a sua quase que total ausência quando o assunto é militância. Realmente, olhando de cima do camarote você tinha noção de que mais da metade do público atendia ao “padrão” que a casa vende e estimula, mas em nada dialoga com a realidade do gay soteropolitano.
Lendo as falas de Magal fica visível que estamos vivendo um momento político muito controverso e que ataca diretamente as principais pautas e até algumas conquistas da frente LGBT. O Brasil de agora tem revelado muito do que se esconde sob as máscaras e ver um empresário gay falar de forma tão irresponsável sobre algumas importantes questões é lamentável.
Pior é constatar que o poder, a branquitude e a heteronormatividade silenciam até mesmo os mais “ativistas” dessa nossa terrinha de Irmã Dulce, diante da exibição de seus (deles) poderes. Não apenas o governo Bolsonaro esfrega nas nossas caras todo tipo de violência, corrobora com ela e a valida, como o nosso comodismo coloca à prova o que de fato somos capazes de fazer dentro da própria comunidade.
Relacionamentos experimentais
Quando Magal fala desse “padrão”, me vem em mente muito do exibicionismo e a manutenção da solidão do homem gay? Te desafio a listar mentalmente casais formados a partir desse “conceito” que não vivam relacionamentos experimentais, pra não dizer fantasiosos, pouco equiparados e/ou não bem-sucedidos historicamente: trisal, “aberto”, poligâmico, por/em aplicativos, sugar grandfather daddy, ostentação de todo gênero e tantas outras formatações que a gente está cansado de saber que ainda não são capazes de atender o mínimo de nossos anseios emocionais².
Enquanto somos o tempo todo confrontados pela sociedade quanto a “promiscuidade do gay”, o tal “padrão” busca se higienizar nos espaços, nas boates e se heteronormativizar, mas tende a colocar – e se enganar – nesses relacionamentos experimentais como algo aparentemente promissor e “libertário”. No meu ponto de vista, não há nada além da perpetuação de seus narcisismos, voltas em torno dos próprios umbigos e muita publicidade.
Pelo visto, uma fonte infindável de lucros para parte do empresariado local. Não sou nenhum especialista, mas vou lhes avisar que isso não é um casamento, um relacionamento estável ou aquele romance que lá no fundo tanto desejamos. Isso é um arranjo que alimenta exclusivamente essa frágil bolha da padronização e seus dividendos para o comércio gay.
Sou completamente a favor da liberdade, mas não me pautem essas demandas como regras sociais, como um “padrão” a seguir, assim como o tal “padrão SAN” só existe no marketing dos donos, pra turista ver e nas cabecinhas de algumas gays por aqui. É como dizer que na cidade mais negra fora da África, aquela galera que eu vi na Micareta representa a boate San Sebastian que fica aqui no Rio Vermelho. Parem! “81% do público formado por turistas”, segundo assessoria do evento.
San Sebastian o Santo dos Gordos
Para André, o modelo (do abadá) “discrimina menos” e até facilita a vida dos “gordinhos”. “Antigamente, o que o gordinho fazia quando pegava o abadá? Rasgava do lado. Ele era obrigado a reformar. Hoje não. É só deixar aberto, botar uma camisa branca e acabou”.
Sinceramente?! Eu estou rindo, mas é de nervoso. Colocar tudo no mesmo balaio “GLS” não foi o suficiente, vamos “solucionar” a questão do corpo gordo entre homens gays, com um abadá aberto na frente E UMA CAMISA BRANCA. “Acabou!”. Alguém já acendeu uma vela pra ele hoje? No que diz respeito a qualidade dos eventos a empresa pode ser nota 10, mas no quesito militância ou “cala a boquinha que é melhor” perde feio na prova.
“Mas hoje é hype ajudar minorias, entendeu? Quem não tá, tá fora da moda. Isso para a gente chegou num momento muito bacana”, diz André.
Quer dizer, os grandes patrocinadores da marca querem “hypar” com as minorias e depois vocês me vem falar de pink money em suas colunas! Me batam um caminhão de cebolas. “Fora de moda” é precisarmos de uma jornalista hétero branca falar das nossas dores em relação a lgbtfobia³, os nossos QUATRO tiros a queima roupa ⁴ ou do esfaqueamento de jovens gays por aí sem chance de lacrar livremente ou de simplesmente dar as mãos aos seus parceiros em público.
NOTAS
¹ Não percam o tempo de vocês comigo, coloque sua energia em algo produtivo, mesmo que num post de rede social como fizeram pro Marcelo Macêdo à exaustão.
² Ache toda forma de amor válida, como eu também acho. Só que não adianta só achar legal e viver postando frase de Instagram à espera do amor da sua vida pra ser fiel, monogâmico e casar na praia ou no campo com a benção de uma “igreja inclusiva”.
³ Nada contra Jéssica Senra, antes que interpretem do jeito errado.
⁴ Não adianta ficar chocado com gay alvejado de bala ou esfaqueado, se passa pano pra todo tipo de expressão – do artista, do amiguinho, no grupo do ‘zap’ – que reforça preconceitos e segregação.
This design is steller! You obviously know how to keep a reader amused.
Between your wwit and your videos, I was almost moveed to start my own blog (well, almost…HaHa!) Great job.
I really loved what you had to say, and more than that, how
you presented it. Too cool!
web site
Right away I am going to do my breakfast, when having my breakfast coming yet again to read
other news.
Hmm is anyone else experiencing problems with the images on this blog loading?
I’m trying to determine if its a problem on my end or if it’s the blog.
Any suggestions would be greatly appreciated.
Hi there, i read your blog from time to time and i own a similar one and i
was just curious if you get a lot of spam feedback? If so how do you prevent it,
any plugin or anything you can recommend?
I get so much lately it’s driving me mad so any assistance
is very much appreciated.
Thanks for sharing such a pleasant idea, paragraph
is good, thats why i have read it fully
652589 811545You need to participate in a contest for among the most effective blogs on the web. I will suggest this internet internet site! 814143
magnificent publish, very informative. I wonder why the other
specialists of this sector don’t understand this.
You should continue your writing. I am sure, you’ve a great readers’
base already!
homepage
Pre-Buy games supply various prizes, from £500 up to £10,000.
Then they start to make legal gudelines which mirror their reality, annd the poor folks get left behind and socialism becomes a ssoiled phrase… Macau,
a former Portuguese colony Macau and Hong Kong neighbor known for gambling, reverted to Chinese
rule in 1999.
Greetings! Very helpful advice in this particulsr post!
It is thhe little changes that willl make the biggest changes.
Thanks a lot for sharing!
Muscle training web page course
for bodybuilders
Hi there! Would you mind if I share your blog with
my twitter group? There’s a lot of people that I
think would really enjoy your content. Please let me know.
Many thanks