2ª edição do Concha Negra divulga programação
Está definida a programação da 2ª edição do Concha Negra. Foi publicado nesta sexta-feira (4), no Diário Oficial do Estado da Bahia, o resultado final de seleção das atrações que vão se apresentar no palco da Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA) entre novembro de 2019 e fevereiro de 2020, dentro deste projeto que exalta a riqueza da produção musical afro-baiana.
Dentre 59 propostas inscritas, nove foram selecionadas e compõem uma grade que reúne alguns dos mais efervescentes nomes da música local: ÀTTØØXXÁ (16 de novembro), Ilê Aiyê (7 de dezembro), Sine Calmon e Morrão Fumegante (14 de dezembro), Olodum (11 de janeiro), Baco Exu do Blues (18 de janeiro), Lazzo Matumbi (25 de janeiro), Gerônimo Santana (1º de fevereiro), Margareth Menezes, Afrocidade e Luedji Luna (8 de fevereiro) e Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz (15 de fevereiro).
Dentre consagrados atemporais e expoentes que renovam a cena musical da Bahia para o Brasil e o mundo, o cenário final do Concha Negra afirma a contemporaneidade e potência da arte negra, tão exemplarmente representativa da identidade do povo baiano.
“Estamos contentes porque é num projeto como este que evidenciamos a diversidade, a pluralidade e a riqueza da música produzida na nossa terra”, disse Arany Santana, secretária de Cultura da Bahia, num encontro com os produtores responsáveis pela execução dos shows selecionados. “Em sua 2ª edição, o Concha Negra é uma oportunidade de artistas e públicos usufruírem plenamente daquilo que a gente sabe fazer de melhor, com o aparato e suporte do Estado”, completou a secretária.
Cada espetáculo prevê, além dos shows principais, a presença de convidados especiais de peso, que engrandecem ainda mais as proposições, e atrações de abertura de outras linguagens artísticas, como dança, teatro e moda – o detalhamento de cada data será divulgado ao longo dos próximos meses. Todos contarão com produção executiva realizada por empresa licitada (pregão eletrônico a ser realizado no dia 9 de outubro, às 10h), tendo equipamentos de som, luz e outros aparatos à disposição para realização de espetáculos de magnitude técnica.
O Concha Negra é uma iniciativa do Governo da Bahia que se compromete a fomentar a diversidade cultural da Bahia, suas tradições e patrimônios, garantindo o lugar da música afro-baiana na programação mensal da Concha Acústica do Complexo do TCA, maior equipamento cultural do estado. Sua realização parte de premissas das políticas reparatórias previstas na constituição do Estado da Bahia e no Estatuto da Igualdade Racial. Assim, o incentivo a mais um canal de visibilidade e acesso a esta produção se alinha a condutas que reconhecem a cidadania cultural, a importância da representatividade e a afirmação de identidades, combatendo preconceitos e valorizando a expressão das variadas manifestações humanas. A primeira etapa do projeto foi realizada entre setembro de 2017 e fevereiro de 2018, com shows de Filhos de Gandhy, Muzenza, Ilê Aiyê, Cortejo Afro, Olodum e Malê Debalê. Além das apresentações principais, cada espetáculo teve a participação de pelo menos um convidado especial e também uma abertura com intervenções de outras linguagens artísticas.
CONFIRA PROGRAMAÇÃO FINAL SELECIONADA
16 de novembro: ÀTTØØXXÁ
7 de dezembro: Ilê Aiyê
14 de dezembro: Sine Calmon e Morrão Fumegante
11 de janeiro: Olodum
18 de janeiro: Baco Exu do Blues
25 de janeiro: Lazzo Matumbi
1º de fevereiro: Gerônimo Santana
8 de fevereiro: Margareth Menezes, Afrocidade e Luedji Luna
15 de fevereiro: Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz com Larissa Luz e Emicida
Very nice article, just what I wanted to find.
I pay a visit each day some blogs and websites to read articles,
however this blog offers quality based content.
Fantastic post however I was wondering if you could write a litte more
on this topic? I’d be very thankful if you could elaborate a little bit
further. Kudos!
Hi there, You’ve done a great job. I’ll certainly digg it and personally recommend to
my friends. I’m sure they will be benefited from this web site.
With havin so much content and articles do you ever run into any problems of plagorism or copyright violation? My blog has a lot of
exclusive content I’ve either created myself or outsourced but it appears a
lot of it is popping it up all over the internet without my
authorization. Do you know any techniques to help reduce content from being stolen?
I’d certainly appreciate it.
It’s awesome in support of me to have a web site, which is
helpful for my experience. thanks admin
Hi there, You have done an incredible job. I will certainly digg it
and personally suggest to my friends. I am confident they’ll be benefited from this site.
Nice post. I was checking continuously this blog and I am impressed!
Very helpful information specifically the last part 🙂 I care for such info a lot.
I was seeking this particular info for a very long time.
Thank you and best of luck.
Does your blog have a contact page? I’m having a tough time locating it but,
I’d like to send you an e-mail. I’ve got some suggestions for your blog you might be interested in hearing.
Either way, great blog and I look forward to seeing it expand over time.
Pretty section of content. I just stumbled upon your weblog and in accession capital to assert that I get actually enjoyed account your blog posts.
Anyway I will be subscribing to your feeds and even I
achievement you access consistently rapidly.