Dor de garganta é novo sintoma do Coronavirus
Após de quase 80 dias de estabilidade e queda, segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e pelo Ministério da Saúde, o Brasil registrou 109 mortes e mais de sete mil novos casos da doença. A média móvel de mortes ultrapassou os 90 óbitos, a maior em 29 dias. E o alerta foi ligado para a dor de garganta como principal sintoma da doença.
Informações divulgadas pelo jornal O Globo, o sintoma já aparece em dois terços dos infectados pela Covid. Para alguns especialistas, a alteração na predominância de sintomas pode ser preocupante, já que indica que pessoas podem estar se contaminando e transmitindo sem nem ao menos saber que o sintoma também pode resultar em um diagnóstico de coronavírus.
“Muitas pessoas ainda estão usando as diretrizes do governo sobre os sintomas, que estão erradas. Os casos agora começam com uma dor de garganta, febre e perda de olfato são realmente raras agora, então muitos idosos podem não pensar que têm Covid. Eles diriam que é um resfriado e não seriam testados”, afirmou Tim Spector, professor de epidemiologia genética do King’s College London, ao jornal.
Especialistas recomendas que as pessoas mantenham o seu calendário de vacinas atualizado e que observem esse novo sintoma como uma possível infecção da Covid-19, seguindo os mesmos protocolos de quarentena, evitando contato com outras pessoas.