#SetembroAmarelo💛Debate sobre suicídio entre crianças e adolescentes contribui para redução dos casos
A terceira temporada da série “13 Reasons Why” estreou recentemente na Netflix dando novos desdobramentos ao debate sobre saúde mental entre jovens e adolescentes.
Recentemente, a cena do suicídio da protagonista Hannah foi retirada da primeira temporada. A decisão, segundo a plataforma, foi tomada por aconselhamento de profissionais da área da saúde.
O psiquiatra Victor Pablo da Silveira, da Holiste, acredita que ampliar o debate sobre suicídio e saúde mental para jovens e adolescentes – que são justamente o público mais afetado pelo problema – é fundamental. Contudo, é preciso cuidado na abordagem.
“Geralmente a retificação de uma obra de arte para fins epidemiológicos é tardia, pois a constatação de ‘conteúdo sensível’ se dá geralmente após sua publicação. Mas não existe geralmente um conflito entre a segurança sanitária da população e a liberdade criativa. O mais apropriado em casos assim seria seguir protocolo semelhante ao recomendado a imprensa pela OMS quando trata do assunto suicídio”, opina Victor.
Embora o assunto seja delicado, é preciso falar sobre ele. Existem indicativos que o debate social sobre suicídio contribui para a prevenção do problema, como relata o psiquiatra. “A população juvenil entre 15 e 29 anos é a faixa etária mais atingida pelo suicídio. Em países que promoveram campanhas de prevenção os índices de tentativas e atos consumados caíram. No Brasil, a campanha do Setembro Amarelo só deu início em 2013”, observa.
Mateus Freire, psiquiatra do Núcleo Infanto-juvenil da Holiste, pontua que assistir a uma cena de suicídio em uma obra de ficção não é necessariamente um gatilho para uma pessoa cometer suicídio. No caso da série “13 Reasons Why”, ele avalia que a cena era problemática por mostrar riqueza de detalhes de um ato suicida. Isso porque, com a difusão de informações pela internet, mídia e redes sociais, muitas crianças e adolescentes podem reproduzir certas ações e condutas sem uma fonte de informação adequada e confiável.
“É um assunto que precisa ser discutido, uma vez que sua transformação em tabu, por vezes, é o que faz as pessoas que vivem essa experiência procurar ajuda. Em filmes e séries é muito importante que o suicídio não seja retratado de forma sensacionalista, ou que deixe de ser explorada a relação entre suicídio e problemas de saúde mental, suas causas e consequências”, alerta.
Sinal amarelo
É preciso estar aleta aos sinais que podem apresentar os jovens com pensamentos suicidas. Lembre-se que este tema já é delicado para adultos! Esteja disposto a ouvir e quando notar qualquer comportamento nesse caminho, mostre acolhimento e compreensão e sem julgamentos.
“Crianças e adolescentes com pensamentos suicidas nem sempre conseguirão falar espontaneamente sobre eles com sua família ou amigos. Percebendo que há algo errado com o jovem, será preciso perguntar diretamente sobre a existência desses pensamentos. A pessoa precisa ser escutada de forma acolhedora e sem julgamentos, e deve-se sempre procurar um profissional especializado quando o assunto suicídio se fizer presente. Falar pode ser o início de um caminho que afaste o jovem de transformar esses pensamentos em ações”, esclarece Mateus.
Comportamentos como mudanças no humor, isolamento, irritação excessiva e queda súbita do aproveitamento escolar, podem ser indicativos de transtornos mentais entre os jovens, segundo Victor Pablo.
Pais, familiares e amigos devem ficar atentos também para queda no interesse por atividades que antes lhe davam prazer, alteração do apetite, alteração do padrão de sono anterior e falas com conteúdo mais mórbido ou pessimista.
Highly energetic post, І enjoyed that a lot. Wіll there be a part 2?
It’s going to be finish of mine day, but before ending I am
reading this wonderful article to improve my know-how.
At this time it appears like WordPress is the preferred blogging platform out there right now.
(from what I’ve read) Is that what you’re using on your blog?
Feel free to surf to my homepage :: caustic soda iran
Good day! Do you know if they make any plugins to
help with Search Engine Optimization? I’m trying to get my blog to rank for
some targeted keywords but I’m not seeing very good success.
If you know of any please share. Appreciate it!
Wow, this post is pleasant, my younger sister is analyzing such things, thus I am going to tell
her.
Wow, incredible blog layout! How long have you been blogging for?
you make blogging look easy. The overall look of your web site is fantastic, let alone the content!
Hi there would you mind sharing which blog platform you’re using?
I’m planning to start my own blog in the near future but I’m having a difficult time selecting between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.
The reason I ask is because your design and style seems different
then most blogs and I’m looking for something completely
unique. P.S Sorry for being
off-topic but I had to ask!
I know this if off topic but I’m looking into starting my own blog
and was wondering what all is required to get set up?
I’m assuming having a blog like yours would cost a pretty
penny? I’m not very web savvy so I’m not 100% sure. Any suggestions
or advice would be greatly appreciated. Many thanks
Hi there! Do you know if they make any plugins
to protect against hackers? I’m kinda paranoid about losing everything I’ve worked
hard on. Any tips?
magnificent put up, very informative. I ponder why the opposite specialists of this sector don’t realize this. You must continue your writing. I’m confident, you have a great readers’ base already!
magnificent submit, very informative. I’m wondering why the opposite experts of this sector do not notice this. You must proceed your writing. I’m sure, you have a great readers’ base already!
I constantly emailed this blog post page to all my friends,
because if like to read it after that my friends will too.
Feel free to surf to my web site – cryptocurrency free signal