Perda da “memória recente”? Você não está só!

Essa semana eu estava numa de esquecer tudo: nome dos artistas, começar um assunto e no meio do caminho perder o raciocínio, esquecendo coisa no forno, horários de médico e por aí vai. Eu suspeito que poder deixar tudo num lembrete de celular ajuda, mas e quando você esquece até de por esse lembrete?

O negócio é a tal da “memória recente” e, segundo estudo da Universidade da Califórnia – Riverside – publicado no “Journal of the International Neuropsychological Society” – a falta de uma boa noite de sono pode ser um dos fatores que causam este problema, além da idade e o humor.

Não sei vocês, mas pra idade eu estou ‘ok’ e sobre humor, é comum ter dos piores quando não se dorme bem. Então vamos focar nesse fator. Estes pesquisadores chegaram à conclusão que uma noite mal dormida afeta de forma quantitativa a capacidade de memorização das pessoas, ou seja, diminuem as chances de eventos e tarefas serem armazenadas no cérebro.

E quem tem a rotina cheia de tarefas e horários – inclusive as domésticas – sem dormir direito, as ideias não se ajustam e a sensação que temos é de uma certa perda de noção do tempo. Quantas vezes você já se perguntou em qual dia da semana estava? Ás vezes, o que me lembra que é quinta-feira é o #tbt do Instagram.

“É na fase mais profunda do sono que o nosso cérebro consolida toda a aprendizagem adquirida durante o dia. Esse estágio é importante para construir e fixar conhecimentos. A privação do repouso atrapalha o desempenho desse ciclo, o que aumenta as chances de esquecermos informações recentes”, destaca a consultora do sono Renata Federighi.

Três fases são essenciais para a formação da memória: as primeiras são a aquisição e evocação, acontecem quando se está acordado, é neste momento que o cérebro obtém novas experiências e informações, ao mesmo tempo que relembra conhecimentos já adquiridos. Enquanto que a consolidação, terceira fase, ocorre durante o sono.

Resumindo a conversa é o seguinte: dormir bem ajuda a manter o foco e o raciocínio para a construção da memória. As coisas que mais tenho tido após dormir pouco e muitas vezes não muito bem. Algumas dicas ajudam a melhorar o sono e – quando lembro de segui-las 😁 – costumam funcionar comigo:

A escolha do colchão e travesseiros adequados;

✔Ambiente silencioso e arejado – de preferência escuro;

✔Alimentação leve até 3h antes de dormir – já mescla com a dieta;

✔Evitar uso de aparelhos eletrônicos na cama (celular, fones de ouvido, tablets e etc);

5 comentários em “Perda da “memória recente”? Você não está só!

  • 22/08/2021 em 12:51
    Permalink

    294011 440424I do not have a bank account how can I place the order? 784676

  • 27/11/2021 em 13:39
    Permalink

    514193 963360I truly appreciated this great weblog. Make certain you maintain up the excellent work. All the finest !!!! 105493

  • 17/01/2022 em 01:00
    Permalink

    921613 649118extremely good post, i undoubtedly actually like this excellent site, carry on it 410755

Fechado para comentários.