#SetembroAmarelo💛 adaptar o ambiente também pode ajudar

Já mostramos aqui no Site Postei dicas de especialistas sobre como lidar com casos de depressão e a importância de buscar ajuda profissional. Além dessas ações, promover um ambiente seguro também pode ajudar pessoas que enfrentam esse problema.

Seja como uma forma de se manter isolado ou como um local de refúgio, o quarto acaba se tornando uma área muito comum para quem está lidando com depressão. E pensando nisso, a arquiteta Leticia Monteiro dá dicas para organizar e decorar o ambiente de forma que ajude no processo de recuperação.

🏮 Deixar o ambiente com muita iluminação, principalmente a natural, o sol ajuda na produção de serotonina, o que melhora o humor e diminui a ansiedade e irritabilidade;

🖼 Objetos que proporcionem felicidade e boas lembranças, vale fotos, recados de pessoas queridas, recortes de revistas;

🍶 Estimular o olfato: Aromatizadores com óleos essenciais de jasmin, néroli ou vetiver são exemplos de essências utilizadas para ajudar a combater a depressão. O pot pourri com fragrâncias de ervas e especiarias também pode ser usado. A canela, o cravo, a baunilha e o cardamomo ajudam a redescobrir o bom humor e bem-estar gerando tranquilidade;

🚪 Uso de madeira em tons claros ou médios. A madeira traz sensação de aconchego e acolhimento, mas se utilizada em muita quantidade ou em tons muito escuros pode remeter à melancolia;

🔵 Azul em tons claros, como turquesa, que remetam a cor do mar e do céu proporcionam sensação de relaxamento e energia;

🛏 Utilização de materiais e texturas que remetam ao natural, como sisal, linho, palha, pedras e madeira. Você pode usar em almofadas, tapetes, objetos, cestos ou roupa de cama;

🌷 Objetos que remetam a natureza, como plantas vivas ou permanentes, quadros com verde ou imagens de vegetação. A conexão do ser humano com a natureza e a luz natural proporciona sensação de bem-estar e bom humor, ajuda a regular o relógio biológico, diminui a frequência cardíaca e reduz o estresse;

💛 É interessante ter pequenos pontos de cores quentes, principalmente amarelo, que estimula o otimismo e a energia. O amarelo dá a sensação de conforto e felicidade, além de ajudar na concentração. Cuidado para não usar em excesso e o ambiente se tornar estimulante demais,

🛋 Quarto com poucos adornos, visualmente mais limpo e com menos informações. Um ambiente organizado proporciona sensação de bem-estar. Deve-se levar em consideração também que a pessoa em quadro de depressão não sente vontade de arrumar e organizar, então um espaço com menos objetos se mantém de maneira mais simples.

Para a também arquiteta Lívia Quintella, é preciso investir no quarto já que a pessoa com depressão fica muito tempo reclusa nesse cômodo, é muito importante que possa olhar para as paredes e ter um momento de reflexão. Lívia também reuniu algumas dicas.

  • Quadros com frases motivacionais e inspiradoras, que possam ajudar na autoestima do usuário do quarto;
  • Fazer pequenas intervenções como uma pintura, colocar um papel de parede;
  • Colocar quadros de recados para que a pessoa possa escrever algo para si mesma;
  • Bastante luz natural e cortinas leves;
  • Nas paredes ter cores claras, nos objetos pode abusar de cores mais vivas,
  • Boa iluminação, nada de quarto escuto.

Plantas também ajudam a combater a doença, a paisagista Rayra Lira, da J Lira Green Life, conta como cuidar das plantas é tão importante.

“Os benefícios para a saúde são muitos como, por exemplo: melhora da concentração, diminuição do estresse e do cansaço mental. As plantas podem reduzir os níveis de ansiedade e seu cheiro pode ajudar a melhorar a qualidade do sono e a produtividade durante o dia; prevenção de irritações nos olhos,  problemas respiratórios e  dores de cabeça; absorvição de gases tóxicos do ambiente e auxiliar no controle da umidade,” diz a paisagista.

Olhar com mais carinho para as plantas; Criar um jardim na sua casa; Deixar as flores escolherem você; Se você vive em apartamento crie um mini jardim em sua varanda; Relaxar, Respirar o aroma das plantas a sua volta; Conectar com a natureza; Meditar; Plantar uma árvore, fazer uma horta; Observar melhor o mundo a sua volta; Criar um jardim, cuidar dele, isso ajudará no combate a depressão.

Para cultivar dentro de casa as plantas indicadas são: Antúrio, Lírio da Paz, Lavanda, Bromélia Gusmania e Begonia. Plantas para cuidar no sol são: Mini Margaridinha, Ixória, Cana do Brejo, Jasmim Manga, Heliconia Rostrata, Bougainville. Para quem desejar ter plantas na sombra, recomenda-se as Beijinho de Jardim, Lírio da Paz, Violeta, Flor de Maio, Orquídea Borboleta e Peperomia Carperata.

Para que as flores tenham vida longa dentro de casa, Rayra destaca, “o principal cuidado para durar as flores é quanto a água. A dica primordial é nunca molhar as flores porque apodrece com mais facilidade, sempre quando for molhar focar na terra e deixa escorrer sem o pratinho para evitar que fique água acumulada no prato. Porque se você deixar a água no prato a planta continua bebendo água constantemente”. É importante também regar na hora certa e os horários indicados são na parte da manhã entre 8h e 9h e na parte da tarde entre 17h e 18h.

20 comentários em “#SetembroAmarelo💛 adaptar o ambiente também pode ajudar

Fechado para comentários.