#SetembroAmarelo💛 Dicas para a construção da autoestima
Nunca é demais se sentir bem consigo mesmo e, principalmente, trabalhar sua autoestima seja na área que for. Muitas vezes pessoas assim são chamadas de “metidas” e até “esnobes”, mas especialistas afirmam que não há problema nisso, desde que não afete relacionamentos pessoais ou profissionais.
“Se sentir competente e merecedora não é errado, não quer dizer que você é metida, e sim que acredita no seu potencial”, conta Carolina Farina, empresária e especialista em liderança empreendedora feminina.
Claro que na sociedade machista na qual vivemos, a mulher é o principal alvo das críticas quando se torna o que conhecemos como “empoderada“.
Dessa forma, até chegar nesse lugar de poder, as mulheres – as pessoas de maneira geral – muitas vezes se sentem com medo da rejeição, tem dificuldade de aceitar a si mesma e busca constantemente por elogios.
“Valorizar a si mesma e estar satisfeita com sua aparência e personalidade são fatores imprescindíveis para a qualidade de vida e saúde mental, frutos da autoestima”, aconselha Carolina.
Agora, como lidar com esse processo e por onde começar?
🤳Conhecer a si mesma, tanto os pontos fortes como fracos, concentrar-se em si, aceitar e amar o jeito que você é, investir em suas habilidades e se fortalecer.
🌼Acredite nos elogios que recebe, não se critique demais, não se sinta incapaz apenas porque algo não foi como o planejado, aprecie algum tempo sozinha.
🙌Dê a si mesma o que espera dos outros, compreensão e reconhecimento. Sentir que você é merecedora e competente é uma conquista, não falha. Não diminua suas habilidades apenas por medo de como os outros vão receber isso.