Avaliar além do currículo pode diminuir demissões

Ainda essa semana estava conversando com um amigo sobre uns testes que ele fez para uma seleção de emprego. Em comum com outras pessoas que também falavam do mesmo tema, estão os testes chamados de Quociente Emociona (QE).

Mais do que o currículo, a entrevista e sua formação ou QI quem indicou Quociente intelectual, o lado emocional deste candidato tem sido decisivo na hora de ocupar um cargo dentro das empresas.

Essa avaliação pode verificar índices de sentimentos primários no ser humano: raiva, medo, tristeza, felicidade e amor.

“Os profissionais de RH das empresas não avaliam esse tipo de fator. Demissões seriam evitadas já no momento da contratação, assim como gastos da empresa com o recém-admitido”, conta Leandro Cunha, Especialista em Inteligência Emocional e Terapeuta comportamental.

Mas por que as empresas realizam o teste de QE antes da contratação? Aquele profissional com alto índice de raiva ou tristeza, além de não ser produtivo em sua própria vida, não será para a empresa.

“É importante avaliar também os funcionários mais antigos, que apesar de terem sido lucrativos para a empresa, mudaram de comportamento. É possível tentar resolver o problema, ou então, após entender o caso, desligá-lo do cargo. Afinal, uma cadeira mal preenchida custa mais caro que uma vazia”, alerta o especialista.

Cada vez mais as empresas tem observado que cadeiras mal preenchidas são comprovadamente mais caras e prejudiciais, e é preciso reverter a situação para alcançar o potencial e lucro esperado.

“Hoje, muitos profissionais são contratados pelo QI e demitidos pelo QE, pois as empresas não sabem como trabalhar a Inteligência Emocional desde o início, quando deveriam andar de mãos dadas”, finaliza.

3 comentários em “Avaliar além do currículo pode diminuir demissões

  • 14/06/2021 em 04:57
    Permalink

    359501 564604I dont leave lots of comments on plenty of blogs each week but i felt i had to here. A hard-hitting post. 434194

  • 29/06/2021 em 04:31
    Permalink

    794123 569428As soon as I located this internet internet site I went on reddit to share some with the love with them. 483102

  • 30/01/2022 em 03:05
    Permalink

    375465 573020Fantastic post, I conceive weblog owners really should acquire a good deal from this internet blog its real user pleasant. 410867

Fechado para comentários.