Documentários “Balizando 2 De Julho” e “Samba Junino-de Porta em Porta” no Gamboa

No Dia da Visibilidade Trans, 29 de janeiro, às 19h, a produtora Oba Cacauê traz para o Teatro Gamboa a exibição completa, gratuita e exclusiva dos documentários “Balizando 2 de Julho” e “Samba Junino – de Porta em Porta”.

O primeiro marca o dia da visibilidade trans, comemorado na data, falando sobre a participação da comunidade LGBTQI+ no desfile de 2019. O segundo, aborda o ritmo essencialmente soteropolitano, reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial de Salvador.

“Balizando 2 de Julho” acompanha a trajetória de duas personagens centrais: Diana Souza, uma baliza trans, e Gabriel Vilasboas, um balizador gay. Em meio aos ensaios para o evento cívico de Salvador, a escolha de figurino e criação de coreografia, eles revelam uma realidade ainda permeada por preconceito e obstáculos como a difícil relação com o mercado de trabalho, a aceitação da orientação sexual e identidade de gênero e a relação com familiares e comunidade.

O outro documentário, musical, mostra o Samba Junino inserido em um movimento de resistência e luta da cultura negra. Evidencia o surgimento do ritmo oriundo dos bairros periféricos e com predominância da população negra de Salvador, tendo inicio no final da década de 1970. A narrativa também destaca que, ao influenciar na formação da música baiana, o ritmo contribuiu para dar visibilidade a artistas como Ninha, Tatau, Tonho Matéria, Xexéu, Márcio Vitor e os Irmãos Bafafé, entre tantos outros.

Serviço:
O quê: Documentários Balizando 2 De Julho + Samba Junino-de Porta em Porta – Oba Cacauê Produções
Quando: 29/01/2020 (qua) – 19h
Quanto: Gratuito (60 lugares, bilheteria abre a partir das 15h)
Onde: Teatro Gamboa Nova – Rua Gamboa de Cima 03, Aflitos (atrás do Passeio Público, ao lado do quartel)
Informações: 71 3329 2418/ Márcio 71 99154 9442
Para saber mais: site
Classificação: livre

Ficha técnica “Balizando 2 de julho”
Direção, Coroteiro e Produção Executiva: Fabíola Aquino
Roteiro, Codireção e Direção de Produção: Marcio Lima
Direção de Fotografia e Cinegrafista: Rick Caldas
Cinegrafista: Leonardo Martins
Som direto: Pedro Garcia e Victor Brasileiro
Assistente de som: Laísa Eça

9 comentários em “Documentários “Balizando 2 De Julho” e “Samba Junino-de Porta em Porta” no Gamboa

Fechado para comentários.