Você já ouviu falar em “Comfort Food”?

“Comfort Food” é um termo em inglês que literalmente significa “Comida Conforto”. Pode-se dizer que designa toda comida escolhida e consumida com o intuito de proporcionar alívio emocional ou sensação de prazer em situações de fragilidade, como stress ou melancolia, sendo associada muitas vezes a períodos significativos da vida de um indivíduo, como a infância, e/ou à convivência em grupos considerados importantes por ele, tal como a família.

Nessa época de pandemia e quarentena que estamos enfrentando, a tendência é, tanto para quem está impossibilitado de trabalhar, quanto aos que estão cumprindo “home office”, exagerar na alimentação e, principalmente nas “Comfort Food”.

Isso porque o corpo tende a desejar alimentos com altos teores calóricos e de açúcar durante períodos estressantes, pois, esses alimentos fornecem cargas de energia a curto prazo. O estresse também leva a níveis elevados de cortisol, que podem aumentar o apetite.

“A alimentação influencia tanto no estado fisiológico quanto no emocional. O estado emocional de uma pessoa pode ser afetado pelas escolhas alimentares e pela quantidade ingerida. Isso ocorre porque a motivação para comer não é meramente impulsionada por um desejo de consumir nutrientes e/ou de proporcionar a saciedade, mas também de manter o equilíbrio emocional e psicológico”, explica a nutricionista do Centro Médico Consulta Aqui, Iomara Isidorio Cavalcante.

Nesse tipo de alimentação, existe uma classificação com quatro divisões que são:

Alimentos Nostálgicos – estão associados a pessoas que estão temporariamente longe de suas famílias e/ou de sua terra natal, como, por exemplo, o acarajé para o baiano que está distante da BA.

Alimentos de Indulgência – são aqueles capazes de despertar um sentimento de clemência em quem os consome. Está associada a situações em que preocupações relativas aos aspectos nutricionais ou ao valor de determinados alimentos ou bebidas são deixados de lado, privilegiando-se o prazer que será obtido ao consumi-los. Essas exceções muitas vezes geram sentimentos posteriores de culpa, principalmente se a ingestão for em grandes quantidades. O “junk food” é um bom exemplo desses alimentos.

Alimentos de conveniência – nesse tipo, o principal critério de escolha é a possibilidade do acesso e consumo imediato. Nesta categoria a associação entre conforto emocional e a praticidade é essencial.

Alimentos de conforto físico – as características principais nesse tipo são as físico-químicas, ou seja, composição, temperatura e textura. Proporcionam ao indivíduo um bem-estar físico, além do emocional. Exemplos podem ser os gordurosos, ricos em açúcar e até mesmo o chá, o café e bebidas alcoólicas, que têm comprovada ação química no cérebro.

As “Comfort Food” também são possíveis de serem incluídas, com muitos benefícios, nos planos de reeducação alimentar, dependendo da quantidade e frequência em que será proposto.  O consumo desses alimentos, de forma moderada, leva à produção de dopamina (DA), que, por sua vez, promove estímulos de prazer e de alegria na região cerebral.

“Nos casos em que o paciente não deve ingerir gorduras ou açúcares provenientes desses alimentos, a substituição por amêndoas, café, farinha de aveia, cúrcuma, gergelim, vegetais de folhas verdes, semente de abóbora, vegetais marinhos e outros é válida”, diz Iomara.

“As experiências da infância são determinantes na formação das preferências e hábitos alimentares que se mantém ao longo da vida. Apesar desses hábitos poderem mudar completamente durante a fase adulta, a lembrança, o peso do primeiro aprendizado alimentar e os rituais sociais permanecem, muito provavelmente, para o resto da vida no inconsciente e consciente das pessoas, tendo, inclusive, papel importante na estruturação dos vínculos sociais”, finaliza a nutricionista.

11 comentários em “Você já ouviu falar em “Comfort Food”?

  • 11/11/2020 em 14:14
    Permalink

    I’m not that much of a online reader to be honest but your
    blogs really nice, keep it up! I’ll go ahead and bookmark your website to come back later on. Cheers

    my site :: joe biden 46 hat

  • 11/11/2020 em 18:11
    Permalink

    constantly i used to read smaller articles or reviews which
    also clear their motive, and that is also happening with this article which I
    am reading here.

    My homepage – we did 46 hat

  • 11/04/2021 em 23:16
    Permalink

    I’m gone to convey my little brother, that he should
    also go to see this webpage on regular basis to get updated
    from most recent information.

  • 13/04/2021 em 06:48
    Permalink

    Hi! I could have sworn I’ve visited this web site
    before but after browsing through a few of the posts I realized it’s new to me.
    Anyways, I’m definitely happy I found it and I’ll be bookmarking it and checking
    back regularly!

  • 22/06/2021 em 19:16
    Permalink

    91590 312925Thanks for the information. And a response from you. car dealers hips san jose 509778

  • 23/07/2021 em 01:30
    Permalink

    836198 199385Wow, amazing blog layout! How long have you been blogging for? you make blogging appear straightforward. The overall look of your web site is wonderful, as well as the content! 994477

  • 28/01/2022 em 04:43
    Permalink

    Hi my friend! I wish to say that this article is amazing, nice written and include approximately all significant infos. I would like to see more posts like this.

Fechado para comentários.