Lavagem do Bonfim comemora o bicentenário do 2 de julho

Após dois anos sem celebração, teremos de volta a maior festa religiosa da Bahia. A Lavagem do Bonfim esse ano vem com múltiplas comemorações. Além de completar 278 anos, o cortejo trará como tema em sua programação “Há 100 anos cantando Glória a Ti neste dia de glória”, que celebra o bicentenário do Dois de Julho – a Independência do Brasil na Bahia.  

Lembrando que por conta do cortejo, mais uma vez a região da Cidade Baixa sofrerá mudanças no transporte e vias públicas. Uma operação especial foi montada para os usuários na região da festa. Além dos ônibus, os ascensores também terão funcionamento especial neste dia. Confira mais informações aqui.

Programação

Na quinta-feira (12), as atividades terão início às 6h, com a “Corrida Sagrada” e em seguida, às 7h, ocorrerá a saída da 8ª Caminhada “Lavagem de Corpo e Alma”, que deverá reunir 20 mil pessoas no percurso de 8 km.

Às 8h acontecerá a cerimônia religiosa, denominada “Ato de Fé”, celebrada pelo pároco da Basílica da Conceição da Praia, padre Everaldo Pires da Cruz, e encerrada com o Hino ao Senhor do Bonfim, entoado pelo coral da Basílica. A queima de fogos na Rampa do Mercado anunciará o início do cortejo, com a presença de baianas, autoridades, entidades culturais e população seguindo a pé até a Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim.

Na Colina Sagrada, o reitor da Basílica do Bonfim, padre Edson Menezes, transmitirá uma mensagem da janela central da igreja, rezará com os fiéis uma oração pela paz e concederá a bênção, apresentando a imagem do Senhor do Bonfim ao público. Em seguida, haverá a lavagem do adro da igreja e o recolhimento de doações de gêneros alimentícios. 

Fonte: Secom