Carnaval terá after da festa Batekoo na Praça Castro Alves

Foto: Reprodução.

Nascida em Salvador em 2014, no Nordeste de Amaralina, a festa Batekoo, um dos maiores movimentos culturais negros e LGBTs do Brasil, estará pela primeira vez na programação oficial do Carnaval na capital baiana, comandando a folia na Praça Castro Alves durante a madrugada. O After Batekoo acontecerá sempre das 0h às 3h entre os dias 17 e 21 de fevereiro.

“Tem oito anos que a gente despontou e nunca tivemos um Carnaval na programação oficial da cidade. O [Pedro] Tourinho [secretário de Cultura] nos convidou junto com a Saltur (Empresa Salvador Turismo) para poder assumir esse after, que é algo que a gente sabe fazer, modéstia à parte, com muita sabedoria. A gente está muito feliz em ocupar esse espaço. A Praça Castro Alves é onde o Carnaval começou; o próprio Castro Alves é um poeta preto abolicionista. Então, foi uma coisa que se conectou muito com a nossa história e o nosso propósito”, afirma Maurício Sacramento, um dos fundadores da Batekoo.

Entre as atrações do After, estão Deize Tigrona, Mu540, Tícia, Afrobapho e Freshprincedabahia. Um dos sócios da Batekoo, Artur Santoro reitera a importância do evento, em um espaço de promoção do respeito e da diversidade.

“A gente já fazia Carnaval em outras cidades, mas a gente nunca tinha feito Salvador, onde começou algo tão encorpado. E ir para a Praça Castro Alves, que é muito simbólica para a gente, é um momento de consolidação da Batekoo, nesse diálogo com o poder público, de realmente levar essa juventude negra criativa que já nos acompanha desde 2014”, avalia Santoro.

Fonte: Ascom