LiteraTur promove coquetel de lançamento da edição 2023

A jornalista e produtora cultural Camilla França e o escritor Edgard Abbehusen assinam, novamente, a curadoria do festival itinerante (Foto: Divulgação)

Projeto que une literatura e turismo, a LiteraTur vai ganhar nova edição neste ano, com a novidade de firmar uma parceria inédita com a Academia de Letras da Bahia (ALB). A data e o local da realização serão divulgados durante um coquetel para convidados no dia 17 de maio (quarta-feira), na sede da ALB (Nazaré), a partir das 17h. Com foco na formação de novos leitores e incentivo da leitura entre os mais jovens, o evento literário vai promover quatro edições em escolas públicas estaduais.

“A Literatur proporciona a visibilidade merecida aos autores e escritores da Bahia, em todos os gêneros literários, e promove uma verdadeira celebração da diversidade cultural do estado. Através desse projeto, a gente tem a chance de unir escritores e entusiastas da literatura, criando conexões e intercâmbios valiosos entre eles. A parceria com a Academia de Letras da Bahia vai ser fundamental para o sucesso da LiteraTur e é essencial destacar a importância dessa colaboração em um evento que certamente marca a história da literatura baiana”, celebra Edgard. Também curadora do evento, Camila França destaca que a Academia de Letras da Bahia vem, há mais de um século, fomentando e promovendo a literatura no estado: “Estar neste espaço só fortalece e empodera os princípios e perspectivas do Literatur, que, no momento, quer fortalecer a sua atuação com o livro, a leitura e a escrita nos mais diversos campos do estado, muito ancorado no viés e no olhar do turismo, enquanto estruturante para a cadeia produtiva da literatura”.

Presidente da Academia de Letras da Bahia, o professor Ordep Serra aposta que a parceria une tradição e contemporaneidade e aproxima a ALB da sociedade: “É com muita alegria que recebemos em nossa casa o Literatur, evento que em sua 3ª edição demonstra o quão versátil o universo literário pode ser. Receber as pessoas mais jovens e realizar esta troca, entre a tradição e a contemporaneidade, é um dos propósitos da atual gestão da Academia de Letras da Bahia. Iniciativas como esta são bem-vindas por nos proporcionar maior aproximação com a sociedade“.

A cerimônia de lançamento vai contar com performances artísticas da poeta Mariana Guimarães e do Slam das Minas. Já a partir de maio, marcando o início do evento, acontece o Literatur na Comunidade, com a realização de projetos de literatura em escolas públicas.

No ano passado, o Literatur contou com nomes como Carla Akotirene, Malu Fontes, Aldri Anunciação, Elísio Lopes Júnior e Maíra Azevedo. LiteraTur é realizada pela Mais Ações Integradas e patrocinado pelo Governo do Estado da Bahia através da Superintendência de Fomento ao Turismo.