O que fazer pra tirar meus filhos do celular?

Cada vez mais cedo tenho visto crianças deixando de lado qualquer tipo de brincadeira – sem qualquer saudosismo de quem já passou dessa fase – para ficar com em frente a TV ou com celulares e tablets na mão.

O tempo passou pra mim e para muitos de vocês, mas até hoje os especialistas afirmam que brincar na rua, pular corda, soltar pião, jogar bolinha de gude, andar de carrinho de rolimã, soltar pipa são importantes para o desenvolvimento de qualquer criança.

Rumores sobre 'Momo' em vídeo infantil circularam em grupos de WhatsApp de pais e mães de alunos de escola
“Rumores sobre ‘Momo’ em vídeo infantil circularam em grupos de WhatsApp de pais e mães de alunos de escola” (03/2019)

Desde o advento da internet e dispositivos móveis com suas inteligências artificiais as coisas vem mudando cada vez mais rápido para que seria o mais lúdico da infância. Meus amigos que são pais costumam dizer que seus filhos já nasceram “com o celular na mão”.

Uma certa vez um professor me disse que essa tendência era tão natural quanto foi para a nossa deixar de lado a massinha de modelar pra assistir aos matinais da Globo. Mas como ter limites diante dessa overdose tecnológica que traz consigo muita informação e o melhor e pior dela? Quem não lembra de episódios como a febra da “baleia azul” e da “Momo”?

“Como educadora e mãe de dois filhos que já são adultos, a minha sugestão é que os pais estabeleçam limites no uso desses aparelhos. Nunca entendi bem por que uma criança que está na educação infantil precisa ter um celular de última geração! Agora, no momento em que a criança começa a ter outras atividades fora de casa além da escola e já tem alguma autonomia para andar sozinha, aí sim, o celular pode ser uma opção bastante útil para que elas possam manter os pais ou responsáveis informados”, comenta a professora e doutora em estudos linguísticos e pós-graduada em psicopedagogia. Maristela Gripp.

A especialista comenta ainda sobre como usar tecnologia para evitar lidar com as birras e problemáticas que envolvem o crescimento das crianças é uma armadilha perigosa. “Um ótimo parâmetro para os pais saberem como estipular o tempo de uso de celulares e outros aparelhos é se basear na idade da criança. Ou seja, quanto menor a criança, menos tempo de celular, mais atividades variadas e, se possível, ao ar livre, para enriquecer os sentidos, ver o que está acontecendo ao seu redor e participar disso”.

É preciso reavaliar se esse contato excessivo com a tecnologia é necessário para a criança ou uma demanda dos pais. Quantas vezes ao ar livre já vimos pais alheios enquanto suas crianças se distraem nos celulares ou tablets? Sabe-se que a insegurança que vivemos no Brasil limita muito da liberdade que já tivemos anos atrás para os nossos filhos, mas importante quando possível é aproveitar momentos assim ao máximo.

No final das contas pais e filhos precisam se ajustar aos novos tempos, que de fato nunca param de chegar. O segredo está no equilíbrio entre maneiras de desfrutar do tempo. Mas lembre-se de deixar outras opções de atividades para a criança fazer como jogos, livrinhos, caixa de lápis, massinha, papel, filmes, desenhos, artesanato, etc. Ter outras opções ajuda bastante e facilita a interação familiar.

12 comentários em “O que fazer pra tirar meus filhos do celular?

  • Pingback: Como escolher a instituição ideal para a educação dos filhos - Site Postei

  • 16/07/2021 em 12:22
    Permalink

    450100 929403Aw, this became an incredibly good post. In thought I would like to devote writing such as this moreover – taking time and actual effort to make a extremely good article but exactly what do I say I procrastinate alot and by no indicates locate a strategy to get something completed. 884596

  • 23/07/2021 em 03:14
    Permalink

    826609 494458Right after study some of the weblog posts in your internet site now, and i genuinely such as your technique for blogging. I bookmarked it to my bookmark internet site list and are checking back soon. Pls appear into my web internet site likewise and make me aware what you consider. 867234

  • 13/11/2021 em 00:04
    Permalink

    387300 109359forty men and women that function with all the services Oasis provides, and he is really a quite busy man, he 136793

  • 13/12/2021 em 23:22
    Permalink

    48357 961583I saw lots of internet site but I think this 1 contains something special in it in it 767987

  • 24/12/2021 em 06:34
    Permalink

    687896 638396Most heavy duty trailer hitches are created utilizing cutting edge computer aided models and fatigue stress testing to ensure optimal strength. Share new discoveries together with your child and maintain your child safe by purchasing the correct style for your lifestyle by following the Perfect Stroller Buyers Guideline. 319584

  • 15/01/2022 em 06:14
    Permalink

    729307 100271You should join in a contest first of the greatest blogs on the web. I will recommend this web web site! 210472

Fechado para comentários.