#SetembroAmarelo💛 Depressão e ansiedade podem afetar fertilidade de homens e mulheres

A depressão é a principal causa de suicídios no mundo, pelo menos 800 mil pessoas no mundo por ano, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). A doença também é responsável por afetar outros aspectos da vida de um indivíduo, inclusive a sua fertilidade.

“O estresse e a ansiedade ocasionadas pela doença levam a menor produção de óvulos e espermatozoides, além de embriões de qualidade inferior, afetando assim as tentativas naturais e os resultados de induções de ovulação, inseminações e fertilizações in vitro”, explica Daniel Diógenes, médico especialista em medicina reprodutiva e diretor da Fertibaby Ceará.

A ansiedade e a depressão, além de interferirem na concepção natural, afetam os resultados nos tratamentos de reprodução assistida. Dados de pesquisa feita na Suécia, publicada em junho de 2017 pela Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, revelam que as taxas de sucesso de gravidez e nascimentos foram menores em pacientes diagnosticadas com essas doenças.

“Embora depressão e ansiedade tenham efeito negativo na fertilidade e nos tratamentos de reprodução assistida, com o uso adequado de medicações modernas é possível amenizar e reverter esses efeitos. Terapias alternativas, como a psicoterapia e outras opções, como a acupuntura, o pilates e a atividade física regular serão, sempre, muito bem-vindas como tratamento auxiliar”, afirma a médica especialista em medicina reprodutiva Lilian Serio.

O Setembro Amarelo é idealizado desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelo Centro de Valorização da Vida (CVV). O Postei está com uma editoria especial sobre o tema e você pode conferir clicando AQUI.

8 comentários em “#SetembroAmarelo💛 Depressão e ansiedade podem afetar fertilidade de homens e mulheres

Fechado para comentários.